é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Presidente “dá as caras” e publica nota

Notícia
Historico
Publicada em 4 de maio de 2009 às 21:04 por Da Redação

Confira nota do presidente Marcelo Guimarães Filho para a torcida do Bahia, divulgada no site oficial do Esporte Clube Bahia.

“Decorridas as primeiras 24 horas que sucederam a grande final do campeonato baiano de futebol profissional de 2009, dirijo-me à Nação Tricolor, a fim de prestar os esclarecimentos que julgo cabíveis.

Em dezembro de 2008, quando assumi a Presidência do Esporte Clube Bahia, sabia, antemão, da dificílima missão que deveria enfrentar, sobretudo em razão dos percalços inevitáveis no caminho da reconstrução da nossa querida instituição.

Pude antever, já no momento em que decidi ser candidato ao mais elevado posto da direção do Esporte Clube Bahia, que somente poderia ser exitoso nesta missão se levasse a efeito uma proposta de profunda transformação nas esferas estruturais da entidade. Além disso, uma mudança de mentalidade.

Assim, resolvi começar do zero. Contratei profissionais de reconhecida competência, que passaram a responder pelo futebol profissional e amador do EC Bahia. Eles também iniciaram do zero. No plano das categorias de base, quase nenhum material humano foi aproveitado. Quanto ao futebol profissional, apesar de absoluta escassez de recursos e do próprio descrédito que desgastava a imagem do EC Bahia, tivemos que contratar quase dois times inteiros.

Partimos, assim, para disputar o título estadual. E o fizemos com dignidade e altivez. Mais do que isso, em igualdade de condições com nosso maior rival, como não ocorria havia muito tempo.

Até os 25 minutos finais do campeonato, tínhamos o título em nossas mãos. Por circunstâncias normais de uma partida de futebol, deixamos escapá-lo. Ao nosso rival, ficam os votos de felicitações, com a extrema convicção de que, no próximo ano, nada impedirá nossa glória no campeonato regional.

Assim posso afirmar, pois tenho o exato discernimento dos nossos acertos e equívocos. Assumo a responsabilidade dos erros cometidos, advertindo que, futuramente, as falhas serão em menor número (eis que atingir a infalibilidade, conquanto impossível, não é nosso intento).

Quanto aos acertos, nossa torcida e a própria imprensa, salvo insignificantes exceções, já se encarregaram de reconhecer.

Apesar da necessidade de alguns reforços (o que certamente será atendido), formamos um time bravo e guerreiro, que, hoje capaz de enfrentar times da Série A, nunca se entrega.

Em breve, entregaremos nosso centro de treinamento (o “Fazendão”) com as reformas que proporcionarão nossos atletas o conforto e a estrutura dignos de um clube de grande porte.

Quero agradecer a toda diretoria, que, alias, hipotecou irrestrito apoio às nossas ações. Aos funcionários do EC Bahia, ficam aqui nossas homenagens pela especial dedicação na labuta diária. Também em breve, espero resolver as pendências salariais, que, advirta-se, quando assumi a presidência, tinham maior dimensão.

Aos nossos atletas, devo reconhecer o grandioso e nobilíssimo espírito de luta tão desejado por toda Nação Tricolor. Do mesmo modo, não posso deixar de atestar a correção do trabalho desenvolvido pela Comissão Técnica, em especial do Professor Alexandre Galo, a quem depositamos a mais absoluta confiança. Ao final do ano, espero seja ele por todos brindado, em virtude da certa conquista no nosso maior objetivo, que é o acesso à Série A do futebol brasileiro.

Devo expressar meu profundo contentamento com as atuações dos Srs. Newton Mota e Paulo Carneiro, responsáveis pelas divisões amadoras e profissional do futebol do EC Bahia. Apesar de não conquistarmos os títulos desejados, noto o significativo avanço decorrente das políticas adotas pelos citados profissionais. No futuro próximo, colheremos as semeaduras que estão a plantar.

Finalmente, tenho que agradecer, mais uma vez, ao nosso querido torcedor tricolor. Sei, exatamente, a dor que cada um de vocês está a sofrer por conta da carência de títulos e a ausência do Esquadrão de Aço na elite principal. Não vou debitar a perda do título de 2009 ao passado. Como já disse, assumo os ônus da derrota.

Só pudemos contratar um elenco apto a disputar, em igualdades de condições, com times da série A (a exemplo do Coritiba e nosso rival), pois sabíamos que nossa torcida não faltaria, como nunca faltará. Sem dispor de um patrocínio forte, de significativas verbas de televisão (ao contrário do nosso rival) e outras receitas indispensáveis para a sobrevivência de um clube de futebol, só pudemos contar com a bilheteria proporcionada pela apaixonada torcida tricolor.

Assim, apesar de aparentemente desnecessário (dada a irrecusável paixão), convoco a torcida tricolor a dar aquele conhecido incentivo na caminhada para o retorno à série principal do futebol brasileiro, que se inicia no próximo sábado (09 de maio), quando enfrentaremos o Paraná Clube no nosso novo alçapão.

Estará valendo, já para esta partida, a promoção para crianças de 6 a 12 anos, que poderão adquirir (conforme nota postada, no nosso site, em 21/04) o ingresso ao preço de R$10,00. Além disso, espero anunciar, ainda nesta semana, importantes novidades que agradarão nosso torcedor.

O acesso à série A do campeonato brasileiro de futebol é a nossa meta fundamental. Se a atingirmos, tudo mudará. Voltaremos a dispor da força que sempre marcou o EC Bahia como um clube que aterrorizava seus adversários.

Marcelo de Oliveira Guimarães Filho
Presidente do EC Bahia”

Clique aqui e saiba tudo sobre o Campeonato Baiano de 2009

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Qual a posição que o Bahia mais precisa de reforços para 2025?
todas as enquetes