O texto abaixo foi retirado do livro A História do BA-Vi, escrito por Newton Calmon e publicado no ano de 1973. Leia:
“Foi num dos jogos do Torneio Início do campeonato de 1932 que Bahia e Vitória atuaram pela primeira vez. Para sermos mais precisos, numa tarde do dia 10 de abril, no campinho da Graça, lá na Avenida Euclides da Cunha. E lá se vão mais de 40 anos que o Bahia ganhou pela primeira vez do seu maior rival, por 3 gols e 5 corners a 0, numa partida de 20 minutos apenas.
A partida começou às 16,05 horas. Vivaldo Tavares do Santos, o juiz, levou a bola para o meio de campo e junto a ele o senhor Ranulfo Oliveira fez um discurso de saudação aos grandes vencedores dos primeiros e segundos jogos. Depois de entregue as medalhas, o jornalista Aristóteles Gomes agradeceu pelo Bahia.
Os autores dos gols foram Raul (2) e Gambarrota. O confronto terminou com a eliminação do Vitória e a classificação do Bahia para continuar no torneio e ganhando a Taça Dr. Otavio Machado.
Depois da conquista do título, os jogadores saíram comemorando pelas principais ruas da cidade, levando em frente os troféus conquistados. A festa foi de Teixeira Gomes, Odilon e Leonidas; Milton, Canôa e Gia; Bayma, Wanderley, Gambarrota, Raul e Rubinho, o time do Bahia. No Vitória: Valter, Gilberto e Almir; Raymundo, Zezito e Carneiro; De-Vecchi, Maroto, Romeu, Coutinho e Zelito.
Mas, na realidade, o primeiro jogo oficial de 90 minutos, válido pelo campeonato da cidade, só foi disputado no mês de setembro, dia 18, com o campinho da Graça cheio de torcedores. Guarany, Bayma e Raul marcaram os três tentos do Bahia, que venceu novamente por 3 a 0.”
Clique aqui para saber tudo sobre o Campeonato Baiano 2004
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.