De André Uzêda, no jornal A Tarde deste sábado:
“O Ministério Público Federal (MPF) está à frente de uma investigação sobre os bastidores do Esporte Clube Bahia. A reportagem apurou que a ação diz respeito à notícia-crime protocolada pelos advogados Antônio Rodrigo Machado e Marcus Tonnae Silva, em abril deste ano.
Os objetos são reportagens publicadas pelo jornal, em junho do ano passado, sobre a empresa Calcio Investimentos, que recebeu cifras milionárias por conta da venda de jogadores das divisões de base do clube para o exterior.
À época, recém-constituída no mercado, a Calcio teve direito a 20% dos atletas Maranhão e Filipe por meio de permutas firmadas na gestão Marcelo Guimarães Filho. Por conta disso, a empresa lucrou, só no primeiro ano de fundada, sete vezes mais do que o declarado em sua expectativa de faturamento.
Baseado no material jornalístico, os advogados deram entrada com o pedido de notícia-crime na Procuradoria Geral da República (PGR), em Brasília. Os citados foram Marcelo Filho, presidente do Bahia, André Garcia (sócio majoritário da Calcio), Newton Motta (então diretor da divisão de base do tricolor) e Paulo Angioni (na época diretor de futebol do clube). Os crimes identificados são estelionato, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.
O órgão federal foi escolhido para a representação pois, na ocasião, Marcelo Filho tinha imunidade parlamentar na condição de deputado federal.
Como o ex-presidente do Bahia perdeu o cargo parlamentar que exercia na condição de suplente , a ação desceu para a esfera local. O procurador responsável pelo caso é José Alfredo Paula Silva, o mesmo que esteve acompanhando os gastos da Arena Fonte Nova.
Na última segunda, o interventor do Bahia, Carlos Rátis, esteve na sede do MPF, no bairro do Doron, prestando depoimento. Na terça, foi a vez de o contador Raimundo Viana, que não é funcionário do clube, mas presta consultoria por meio da empresa RV Contadores, ser ouvido pelo MPF.
Procurado pela reportagem, o procurador José Alfredo não quis conceder entrevista, justificando ter assumido o caso há pouco tempo.
SALÁRIOS ATÉ TERÇA – Carlos Rátis declarou que pretende quitar os salários atrasados dos jogadores até terça-feira da próxima semana”.
Leia Também
MGF vira alvo de denúncia em Brasília
Novas informações sobre a relação Bahia x Calcio
Notas mostram repasses de R$ 850 mil à Calcio
“Facilidades em vendas” é alvo do portal Terra
Empresa de conselheiro domina a base tricolor
Italianos desmentem versão da Calcio
Intervenção completa um mês, e Rátis faz balanço
Jornal revela depoimento e diz que todos vão votar
Clique aqui e saiba tudo sobre o Brasileirão 2013
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.