De Eduardo Rocha, do Correio da Bahia desta sexta-feira:
“O Bahia nunca esteve afastado do G4 neste octogonal, mas o fato conta pouco para os cálculos do matemático Marcelo Arruda, do site Chance de Gol (www.chancedegol.com.br). O time tem 61,5% de probabilidade de acesso à Série B do Campeonato Brasileiro 2008 e é apenas o quinto mais cotado (confira tabela ao lado), apesar de ocupar a terceira posição na tabela, com 17 pontos.
É que os números levam em consideração o retrospecto dentro e fora de casa, adversários a enfrentar e uma gama de outros aspectos na tentativa de minimizar os riscos da imprevisibilidade no futebol. Na matemática menos elaborada, o Bahia precisa atingir entre 22 e 25 pontos até o final da 14ª rodada, prevista para daqui a 12 dias.
Nessa linha, cinco a oito pontos são suficientes em 12 a disputar. Somados 23, por exemplo, o time teria hoje 92,1% de chance de acesso.
A receita para os 7,9% restantes envolve competência e uma pitada de sorte. Uma vitória, às 16h de amanhã, sobre o Barras-PI, em Teresina, deixaria o clube na dependência matemática de um triunfo sobre o ABC-RN, quarta-feira, na Fonte Nova.
Mas só em caso de empate entre os goianos Crac e Atlético no confronto direto deste sábado; e, claro, a dupla teria que perder seus compromissos na 12ª rodada, contra Bragantino-SP (em Bragança Paulista) e Vila Nova-GO (Serra Dourada), respectivamente. Neste cenário, chegariam ao máximo de 22 pontos e o tricolor só poderia ficar atrás de Bragantino, ABC-RN e Vila Nova.
Classificação com duas rodadas de antecedência. Mas ainda que tudo dê errado, é possível buscar pontos contra o Vila Nova, em casa, e no jogo de encerramento, diante do Crac, em campo neutro. Impedidos de atuar na cidade de Catalão, os goianos têm mandado seus últimos jogos em Uberlândia, interior de Minas Gerais. A comissão técnica não está alheia aos detalhes. O próprio Arturzinho confirmou que passa horas mexendo botões e analisando a tabela, buscando alternativas.
Mas basta falar em números para o discurso mudar. Não estabeleço metas. Minha preocupação agora é exclusivamente com o Barras-PI, escapole. O adversário tem menos de 0,01% de chance de classificação. São nove pontos atrás do quarto colocado a quatro rodadas do fim. Mesmo assim, o time venceu o Vila Nova na quarta-feira e até ajudou o Bahia”.
Clique aqui e saiba tudo sobre a Série C do Brasileiro de 2007
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.