Leia abaixo como foi a já nostálgica partida entre Bahia e Portuguesa, válida pela última rodada do Campeonato Brasileiro de 2002:
Bahia vence a Lusa e escapa da Série B
17/11/2002 – 18h44
O Bahia venceu a Portuguesa por 4 a 2, neste domingo, em Mogi Mirim. Com o resultado, o Tricolor empurrou a Lusa para a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro. Já o Bahia, com 30 pontos, escapou do rebaixamento.
Em um jogo aberto, foi o Bahia quem quase abriu o placar: aos 15 minutos, Bebeto Campos cruzou e o atacante Nonato cabeceou bonito, só que a bola explodiu caprichosamente na trave. Aos 23, Nonato matou no peito, tirou do zagueiro e bateu no canto, mas Bosco fez uma intervenção milagrosa.
Quando os torcedores já começavam a pensar que seria mais uma tarde de chances perdidas do Tricolor e de Nonato, aos 36, a equipe chegou ao seu primeiro gol. Bebeto Campos invadiu a área mas foi interceptado pela zaga rubro-verde. A bola sobrou para Nonato que, do meio da área, chutou rasteiro no canto esquerdo de Bosco, que nada pôde fazer.
No final da primeira etapa, Ramalho saiu, machucado, cedendo lugar a Ramos.
Logo aos 2 minutos do segundo tempo, Nonato recebeu um ótimo passe de Robson e fez o segundo do Esquadrão de Aço. Porém a Lusa diminuiu aos 18, com um golaço do atacante Ricardo Oliveira, chutando da entrada da área, no ângulo.
Mas Nonato estava impossível e, aos 27, detonou a reação da Lusa, fazendo o terceiro gol do Bahia e chegando à marca de 10 tentos no Brasileirão.
A Portuguesa entrou em desespero, partindo toda para o ataque. O Bahia aproveitou: aos 34, Geraldo fez uma bela jogada pela esquerda, chutou, a bola bateu na trave e acabou sobrando para Bebeto Campos que, de cabeça, marcou o quarto.
Aos 40 minutos, Ricardo Oliveira ainda conseguiu diminuir para a Lusa, acertando uma bela cobrança de falta, mas não foi nada que conseguisse estragar o alívio tricolor em permanecer na elite do futebol nacional.
Ponto final na angústia de torcedores, jogadores, dirigentes e funcionários do Bahia neste segundo semestre de 2002.
FICHA TÉCNICA
Portuguesa 2×4 Bahia
17/11, 16h00
Local – Wilson Fernandes de Barros, Mogi Mirim-SP
Gols – Nonato (36min do 1º tempo, e 2 e 27 do 2º), Ricardo Oliveira (18 e 40 do 2º) e Bebeto Campos (34 do 2º)
Bahia – Emerson, Daniel, Marcelo Souza, Valdomiro e Calisto; Ramalho (Ramos), Bebeto Campos, Jair (Mantena) e Geraldo (Gil Baiano); Robson e Nonato. Técnico: Candinho
Portuguesa – Bosco, Ricardo Lopes, Júnior, Luiz Henrique e Júlio; Sandro Fonseca, Rocha, Éder (Alexandre Gaúcho) e Edson Araújo (Danilo); Cléber (André Pinto) e Ricardo Oliveira. Técnico: Gilson Nunes
Árbitro – Antônio Pereira da Silva (GO)
Cartões amarelos – Ramalho e Ramos (Bahia); Edson Araújo e Alexandre Gaúcho (Portuguesa) – Cartão vermelho: Luiz Henrique (Portuguesa)
Renda e Público – não divulgados
Leia também
Retrospecto recente é favorável ao Tricolor de Aço
Clique aqui para saber tudo sobre o Campeonato Brasileiro 2004
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.