é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Retrospecto anima a Nação contra o Vasco

Notícia
Historico
Publicada em 21 de outubro de 2011 às 01:20 por Da Redação

Não bastasse a bela campanha do Bahia contra adversários cariocas neste Brasileirão, com três triunfos e quatro empates, a torcida tricolor aposta no retrospecto do clube frente ao Vasco para o jogo de domingo, às 16 horas, em Pituaçu. Além de possuir a vantagem geral no confronto, o Esquadrão de Aço venceu a última partida entre as equipes em Salvador –e de maneira épica–, assim como as últimas duas em casa pela Série A e a última pela Copa do Brasil.

No dia 25 de julho de 2009, pela 13ª rodada da Série B, o Bahia conseguiu uma sensacional virada e venceu por 2 a 1, com ambos os gols do zagueiro Nen, de cabeça –o segundo aos 42 minutos da etapa final, com um jogador a menos (o volante Leandro havia sido expulso).

Além do próprio Nen, hoje encostado, continua no elenco o lateral direito Marcos. Quem estava no lado adversário era o zagueiro Titi, atual capitão azul, vermelho e branco. E Carlos Alberto entrou no segundo tempo. Continuam no grupo vascaíno o goleiro Fernando Prass, o volante Nilton e o centroavante Élton, baiano de Itaberaba e cujo pai é fanático pelo Esquadrão.

YouTube video

A escalação do então técnico Paulo Comelli, no esquema 3-5-2, teve Marcelo, Nen, Rogério e Menezes; Marcos, Leandro, Élton (Léo Medeiros), Ananias (Evaldo) e Alex Maranhão; Beto (Nadson) e Reinaldo Alagoano. O público foi de 25.376 pagantes no estádio de Pituaçu.

YouTube video

Ao todo, ocorreram 36 duelos pela elite do futebol desde 1959, quando o Bahia conquistou o primeiro Campeonato Brasileiro da história com direito a eliminar o Vasco do zagueiro Bellini, capitão da seleção campeã da Copa do Mundo de um ano antes, na fase de semifinais.

O Tricolor ganhou 13 dos compromissos, empatou 15 e perdeu oito vezes. Na capital baiana, foram sete triunfos da equipe, seis empates e apenas três derrotas.

No mais recente jogo, em 21 de setembro de 2003, vencemos por 3 a 0 mesmo com um time que seria rebaixado meses depois, fruto de gols do Didi, Lino e Accioly. O destaque do oponente cruzmaltino era o atacante Edmundo “Animal”.

Em abril daquele ano, o Esquadrão de Aço fez 2 a 1 no Vasco pelas oitavas de final da Copa do Brasil, de virada, após ficar com dez homens no gramado. Preto e Jair, já aos 47 minutos do segundo tempo, balançaram as redes do agora cruzeirense Fábio.

YouTube video

Na edição anterior da Série A, o Tricolor aplicou 4 a 2, no dia 23 de outubro de 2002, graças a tentos de Nonato, Jair, Calisto e Robgol. O alvinegro do Rio tinha o sérvio Petkovic.

YouTube video

Recentemente, no dia 28 de julho de 2011, o Bahia só não saiu de São Januário com o triunfo, pelo primeiro turno, porque sofreu o empate em 1 a 1 com os acréscimos encerrados, aos 51, e em meio a uma falta no goleiro Marcelo Lomba. Souza tocou para Reinaldo abrir o placar.

Bora Baêa!

Leia Também
Matemática agora dá 5% de chances de queda
Bahia obrigará rival jogar de preto no sol das 15h
Preliminar terá sub-23 na semifinal da Taça Estado

Clique aqui e saiba tudo sobre a Série A 2011

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Qual a posição que o Bahia mais precisa de reforços para 2025?
todas as enquetes