O Bahia vai ser denunciado no STJD e pode ser suspenso de 2 a 4 anos. Em entrevista na quinta-feira, pela manhã, na Rádio Sociedade, o presidente do Conselho Deliberativo do Bahia, Ruy Acioly, declarou que o clube pagou para o Bragantino derrotar o América/RN, por 2 a 1, em Bragança Paulista, na última terça-feira.
O clube potiguar, que luta contra o rebaixamento, tomou conhecimento do fato e vai denunciá-lo ao STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), pedindo punição para o tricolor baiano.
O fato de um clube dar dinheiro a atletas de outro time, mesmo que para ganhar um jogo, pode gerar denúncia aos envolvidos nos artigos 237 e 238 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva). Os artigos tratam de “vantagem indevida”. A punição é de dois a quatro anos de suspensão.
Alegre pelo inédito triunfo do Bahia sobre o Juventude, por 1 a 0, em Caxias do Sul, que tirou o clube momentaneamente da zona de rebaixamento, Acioly relatou a “mala branca” para o radialista José Eduardo, na Rádio Sociedade.
“O presidente Marcelinho Guimarães tomou todas as providências com relação ao jogo Bragantino e América, entrando em contato com Marquinhos Chedid, presidente do time de Bragantino, pedindo empenho para o time paulista. Teve um enviado nosso lá em Bragança Paulista”, falava Acioly, quando o radialista interrompeu: “Teve dinheiro para o Bragantino ganhar do América?”.
O dirigente tricolor revelou detalhes do caso: “Teve mesmo, Zé, uma motivação extra, foi uma gratificação que o Bahia deu e tinha outros clubes também dando, assim como vão dar novamente. Você não pode pagar é para o time perder, jogador ser expulso ou o juiz roubar. Inclusive com a anuência do presidente do clube [Bragantino]. Nada foi feito escondido. Foi chamado o capitão do time (Sérgio Manoel), que jogou a partida. E quero dizer que o presidente Marcelinho Guimarães está atento a tudo”.
O presidente do Conselho Deliberativo tricolor ressaltou a situação confortável do Bragantino, agora com 49 pontos, na sétima posição. O Bahia está em 16º lugar, com 38 pontos, e o América de Natal é o 17º, com 36 pontos.
Negativa – Através do site oficial do clube, o presidente negou que tivesse enviado incentivo financeiro ao Bragantino. Confira abaixo a nota:
“O Presidente do Esporte Clube Bahia, Marcelo Guimarães Filho esclarece que nenhum membro da sua diretoria ou do departamento de futebol profissional enviou qualquer tipo de incentivo financeiro para o Bragantino, com a finalidade de motivar a equipe paulista, para vencer o América de Natal.
Ninguém está autorizado pelo Presidente do Bahia a negociar ou tratar deste tipo de assunto com qualquer clube da Série B e se alguém o fez, não foi em nome do clube.
Caso o Bahia precise incentivar financeiramente algum time para buscar a vitória, este será o próprio Esquadrão de Aço, que está totalmente focado em vencer os seus jogos, já que depende apenas dos seus próprios resultados para afastar-se do risco de rebaixamento.”
Com informações do A Tarde e do Site Oficial do Bahia
Código só prevê pena a atleta e dirigente
Clique aqui e saiba tudo sobre a Série B 2009
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.