O texto abaixo se encontra na edição desta segunda-feira do diário Lance!, atualmente a publicação esportiva mais lida do país. Nele, o repórter Maurício Oliveira, diretamente de São Paulo, evidencia a importância do Esquadrão de Aço para o futebol brasileiro:
“SALVEM O BAHIA!!!
Emerson no gol, Marcos Vinícius, Reginaldo, Fernandão e Luciano Amaral na zaga; Neto, Cícero, Jair e Guaru no meio-campo; Uéslei e Viola no ataque. No banco de reservas, o comando do técnico Procópio Cardoso. Esse é o time que foi goleado por 4 a 0 neste domingo (dia 14, Dia dos Pais) pelo Náutico e que continua na zona de rebaixamento para a Série C do Brasileiro.
Isso mesmo, o Bahia, campeão brasileiro de 1988, da Taça Brasil de 1959, e bi do Campeonato do Nordeste, em 2001/2002, pode cair para a Terceirona… Também pudera. Dos últimos sete jogos, o Bahia perdeu cinco, empatou um e ganhou outro. Tomou 16 gols e fez apenas quatro.
A quatro rodadas do fim da primeira fase, o Tricolor baiano tem 19 pontos em 17 jogos. Aproveitamento pífio de 37,2%.
E dos últimos quatro jogos, só o próximo, contra o São Raimundo, na Fonte Nova, pode ser considerado fácil. Os outros três serão contra o Sport, em Recife, o Santo André, em Salvador, e o Paulista, em Jundiaí. O Bahia precisa ganhar pelo menos dois desses jogos e torcer por tropeços previsíveis de adversários que estão logo ali na boca da zona: Ceará (20 pontos), Paulista (22) e São Raimundo (22).
A atual situação do Bahia em campo é reflexo da crise política pela qual passa o clube. O presidente Petrônio Barradas assumiu o cargo por determinação judicial, os salários de julho não foram pagos integralmente, e as novas eleições presidenciais devem acontecer no fim do ano, assim que se encerre a primeira fase da Série B. Tomara que não com o Bahia rebaixado… A boa notícia para o futebol do Nordeste é que o Santa Cruz, apesar da derrota para o Grêmio (a terceira em 17 jogos), segue na liderança com 34 pontos, três a mais que o vice-líder Santo André. Mesmo com quatro jogos por fazer, o Santa está virtualmente classificado para o quadrangular semifinal da Segundona.
Também estão na zona de classificação o Náutico, sexto colocado com 27 pontos, e o Vitória, oitavo, com 26. O Sport, que na última rodada perdeu para o Criciúma na Ilha do Retiro, caiu para a 12ª posição. Mas com seus 24 pontos, segue na briga. Ao menos não parece ameaçado pelo rebaixamento. Como o Bahia, pobre Bahia…”.
Clique aqui para saber tudo sobre o Campeonato Brasileiro 2005
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.