Amistoso em 2016 terminou empatado (Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/ECBahia)
Neste domingo (23), o Esquadrão vai encarar um de seus adversários mais tradicionais no cenário nacional. Com histórico de finais nacionais disputadas, Bahia e Santos medirão forças mais uma vez, desta vez pela 16ª rodada do Brasileirão.
O retrospecto do duelo entre Bahia e Santos mostra uma série de importantes jogos disputados entre os times, que acirram uma certa rivalidade a nível nacional. As equipes já se enfrentaram três vezes em finais de Taça Brasil, no final dos anos 50 e no início da década de 60.
Em 1959, o Tricolor levou a melhor ao conquistar sua primeira estrela batendo o Peixe na final da Taça Brasil e sagrando-se o primeiro campeão nacional do país. No Maracanã, o Bahia venceu por 3 a 1 com gols de Vicente, Léo Briglia e Alencar. Coutinho descontou para os paulistas.
Já nas decisões de 1961 e 1963, o Santos comandado por Pelé, Coutinho e Pepe levou a melhor e sagrou-se campeão nas duas ocasiões.
RETROSPECTO
O histórico aponta 57 jogos disputados entre as duas equipes, contando todas as competições. A vantagem no histórico de jogos é do Peixe, que venceu 27 partidas. O Esquadrão conquistou 17 triunfos. Houve também 13 empates.
O Alvinegro marcou 119 gols e o Esquadrão fez 77.
ÚLTIMO TRIUNFO
A última vez que o Bahia venceu o Santos aconteceu em 2012, pelo Campeonato Brasileiro daquele ano. Jogando na Vila Belmiro, o Esquadrão derrotou o time alvinegro por 3 a 1.
Santos: Rafael, Bruno Peres, Bruno Rodrigo, Durval e Juan; Adriano (Bill), Arouca, Paulo Henrique Ganso e Pato Rodríguez (Felipe Anderson); Neymar e André. Técnico: Muricy Ramalho.
Bahia: Omar, Neto, Danny Morais, Titi e Jussandro; Fahel, Diones, Hélder (Mancini) e Zé Roberto (Caio); Gabriel e Souza (Lucas Fonseca). Técnico: Jorginho
Gols: André (SAN); Souza, Neto e Gabriel (BAH).
ÚLTIMOS ENCONTROS
O último duelo oficial entre Tricolor e Peixe aconteceu no Brasileirão de 2014, quando os santistas venceram por 1 a 0, na Vila.
Já no ano passado, as duas equipes se enfrentaram na pré-temporada de 2016. Em amistoso disputado na Fonte Nova, os times empataram em 2 a 2. Hernane marcou os dois gols do Bahia.
O próximo encontro está marcado para acontecer às 11h deste domingo (23), no Estádio Pacaembu, na capital paulista.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.