De Leandro Silva, no jornal A Tarde desta quarta-feira:
“Não é impressionante? O Bahia abrange todas as classes sociais, dizia, ontem, o folclórico torcedor Binha de São Caetano no elevador do Centro de Convenções na chegada para a I Conferência Gigante Tricolor. Esse espírito de interação marcou o evento cujo objetivo é a modernização do clube.
Ainda no elevador, Binha passava suas sugestões sobre o futuro da Fonte Nova para o chefe de gabinete do governo, Fernando Schmidt. Depois, a entrevista do ATEC com Bobô foi interrompida por um torcedor que sugeria a implantação de um serviço de auto-falantes no estádio Roberto Santos, em Pituaçu.
Expectativas O resultado da reunião será enviado para a FIB, onde os professores da faculdade farão um trabalho profissional para entregar à direção atual do Esporte Clube Bahia.
A expectativa do jornalista Nestor Mendes Júnior, um dos organizadores do evento, era criar condições para discutir o futuro do clube. A gente deve pensar o Bahia de forma grandiosa, gigante. Não desse modo de time pequeno que hoje se encontra. Para isso, ele dá a receita: A solução é colocar a torcida dentro do clube. Investir em novos sócios.
Quanto a um possível aproveitamento das idéias discutidas na conferência, Nestor é pessimista. Eu acho difícil. eles sempre tiveram chance de inverter o jogo. Agora mesmo, reformaram o estatuto e, na verdade, não mudaram nada, opina.
O empresário Fernando Jorge Carneiro, nome mais cotado pela oposição para se candidatar à presidência, compartilha dessa opinião. Eu não acredito que seja aproveitado, mas acho que é mais uma tentativa que estamos fazendo para abrir o clube, estamos saindo do lugar comum e fazendo uma proposta proativa.
Isso serve pra mostrar que a oposição tem projetos e pessoas capazes de tirar o Bahia dessa situação, diz Jorge Santana, presidente da Bamor, que deixou claro: Essa não é uma conferência para falar mal dos dirigentes atuais e sim de criar alternativas para o futuro do clube.
Jorge Santana se mostrou otimista quanto a uma mudança na presidência já na próxima eleição. Na verdade, a única chance de tirar esse pessoal do Bahia é tomar o conselho e acho que temos como conseguir isso na próxima eleição por causa da entrada de novos sócios.
Não há a menor possibilidade de ganhar o conselho na próxima eleição. Isso seria só um desejo, diz Fernando Jorge, cético.
Ele torce para o surgimento de um nome de consenso. Fiquei sabendo que Maracajá teria falado em indicar Vitor Ventim para presidente. Se for um nome dessa qualidade, a eleição será com candidato único e nós vamos ficar à disposição para ajudar, diz Fernando Jorge. Vitor Ventim é engenheiro e vice-presidente da Fieb.
A abertura da conferência aconteceu com uma hora de atraso. O jornalista Nestor Mendes Júnior teve que assumir o papel de mestre de cerimônia por causa da ausência de Eliseu Godói, impossibilitado de chegar a tempo ao Centro.
A mesa formada teve a presença do chefe de gabinete do governo, Fernando Schimidt, do candidato da oposição na última eleição do clube, Fernando Jorge Carneiro, da viúva do homenageado Luiz Osório, Sandra Badaró, do secretário da Fazenda do Estado, Carlos Martins, do superintendente da Sudesb, Bobô, entre outros.
Fernando Jorge começou a falar sobre a dificuldade de abertura do Bahia para os seus torcedores. Após a apresentação de vídeos sobre o estádio de Pituaçu, foi a vez de Fernando Schimidt tomar a palavra e falar que o Bahia até hoje não se adequou às exigências para o Sua nota é um show. Ele arrancou aplausos dos presentes quando pregou pelas eleições diretas para presidente do Esquadrão de Aço.
Animação O momento de maior emoção para o público foi quando a orquestra filarmônica de Maracangalha tocou o hino oficial do clube, composto por Adroaldo Ribeiro Costa.
Os presentes reverenciaram como se fosse o hino nacional e, no final, a bateria da Bamor incendiou de vez os presentes puxando o coro de Bahêêêêêa e repetiram o hino.
Logo depois, o professor Marco Aurélio Klein, da Fundação Getúlio Vargas, começou a sua apresentação intitulada ´A Indústria do Futebol no 3º Milênio´. O assunto da palestra foi marketing e planejamento estratégico. Útil para as pessoas envolvidas com o futebol independente do clube do coração”.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.