Só pode ser piada. Ou um tremendo mal-entendido. Não dá para acreditar… Ainda esperamos que a Rede Bahia de Televisão transmita ao vivo a estreia do Esquadrão de Aço na Copa do Brasil, contra o Auto Esporte-PB, nesta quarta-feira, rumo à Taça Libertadores da América.
Essa é a única postura cabível para o que se chama maior grupo de imprensa do Estado, amparado no poderio da Globo, graças a uma manobra do então ministro das Comunicações, Antonio Carlos Magalhães, morto em 2007 –que encerrou um contrato de 18 anos que a “Vênus Platinada” tinha com a TV Aratu, em 1986, e entregou o canal para sócios de sua própria família.
Caso contrário, a Nação Tricolor vai passar a se manifestar sistematicamente contra a emissora (veja todas as formas abaixo), com direito à boicote quando não existir monopólio em determinada competição (como agora ou pelo Campeonato Baiano). Desgaste imediato.
Torcedores já começaram a relembrar bordões de protesto ao canal nas redes sociais, onde o assunto vem pegando fogo desde a noite de domingo, quando houve a informação de que a partida não será mostrada. Vídeos como o que está abaixo passaram a ser evocados:
Ninguém está dizendo que vocês não vão transmitir porque não querem. Ou que haviam prometido isso antes –embora tenham citado a possibilidade, conforme admitem. Mas, se não gostarem da reação da massa, vão reclamar com Virgilio Elísio, diretor-técnico da CBF, conselheiro do Bahia e homem que colocou a confirmação da TV na tabela oficial da Copa do Brasil-2012. Há quase três meses. No dia 14 de dezembro passado (comprove aqui e aqui).
O duelo só está marcado para as 22 horas, “depois da novela e do BBB”, em função do televisionamento. Outros cinco duelos serão exibidos na mesma noite, inclusive pelas afiliadas da Globo de Pernambuco e Ceará. Por que só na Bahia é diferente? Veja os jogos em questão:
Comercial-PI x Fortaleza, em Teresina
Rio Branco-AC x Cruzeiro, em Rio Branco
River Plate-SE x Grêmio, em Aracaju
Independente-PA x São Paulo, em Belém
Penarol-AM x Santa Cruz, em Manaus
Na última sexta, para completar, o mesmo Virgílio Elísio enviou ofício ao presidente do Auto Esporte-PB, Watteau Rodrigues, ratificando a partida no estádio Almeidão (capacidade para 40 mil pessoas), na capital João Pessoa, e não no acanhado estádio da Graça (5 mil), como o adversário do Tricolor queria… justamente por causa da TV (relembre aqui).
No início da tarde desta segunda, o narrador da Rede Bahia, Thiago Mastroianni, utilizou o seu perfil no Twitter para responder às inúmeras mensagens da torcida.
“Tv Bahia não transmitirá Auto Esporte x Bahia. Não achamos uma produtora na região PB, que atendesse ao padrão Globo. As produtoras pernambucanas já estavam comprometidas com outros eventos, inclusive jogo em Aracaju pela Copa do Brasil. Padrão Globo exige camêras diferenciadas, satélite disponivel, equipe treinada. Na Paraíba não existe know-how para tal”.
Apesar disso, houve “know-how” até para passar a estreia do Esquadrão na Copa do Brasil de 2008, contra o Icasa, em Juazeiro do Norte, interior do Ceará.
Aliás, nos últimos sete anos, a única exceção foi quando o Bahia enfrentou o Vitória-ES, em 2010 (no lugar, rolou São Paulo x Monterrey-MEX, pela Libertadores). Todos os outros duelos que foram numa quarta-feira, no horário “após a novela”, a emissora exibiu: São Domingos-SE, Paysandu e Atlético-PR, em 2011; Atlético-GO, em 2010; Coritiba, em 2009; Icasa, em 2008; Itabaiana-SE e Goiás, em 2007; e Grêmio, em 2005.
Os encontros contra Potiguar-RN (2009) e Ceilândia-DF (2006) ocorreram às 20h30, sem programação de TV na tabela da CBF. Aí sim, tudo bem.
A situação ocorre quatro dias depois de o colunista de televisão do portal UOL, Flávio Ricco, divulgar a compra de um terço da TV Bahia pela paulista EPTV –afiliada da Globo em Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos e Varginha (MG)– das mãos de Cesar Mata Pires, dono da construtora OAS, ex-genro de ACM e também um dos 300 conselheiros do Tricolor.
Ainda de acordo com o texto, Mata Pires há tempos estava querendo se desfazer das suas ações. E finaliza: “Consta que, numa segunda etapa, a EPTV pode ainda comprar mais um lote de outro membro da família, que também estaria descontente, e assim totalizar 51% das ações, passando a ser majoritária na sociedade” (confira aqui).
Crise?
Em vez do embate azul, vermelho e branco, está previsto o jogo Boca Juniors-ARG x Fluminense, pela segunda rodada da Libertadores, como se a Bahia fosse o Rio (depois não sabem por que existem tantos torcedores de times de fora, sobretudo no interior…).
Saiba como protestar contra o absurdo desta quarta-feira de diferentes formas:
(em 2004, por exemplo, fizemos barulho, a torcida encheu o saco da Record, o apresentador Raimundo Varela falou no ar e a referida partida terminou sendo mostrada; relembre aqui)
TELEFONES
(71) 3203-1129
(71) 3203-1254
(71) 3203-1879
4002-2884 (Central Atendimento ao Telespectador da Globo)
E-MAIL
[email protected] (editor de esporte)
TWITTER
@acmnetodeputado (deputado federal, filho do dono da emissora)
@GEBahia (Globo Esporte Bahia)
@Jorge_Allan (editor)
@tiagomastroiani (narrador)
@Darino_Sena (comentarista)
@pabreud (apresentadora)
@rede_globo (geral)
@cabobrancotv (afiliada da Globo em João Pessoa)
@paraibatv (afiliada da Globo em Campina Grannde)
E Bora Bahêa Minha Porra!
Leia Também
Estreia na Copa do Brasil tem data definida e TV
Esquadrão ganha “tabela boa” na Copa do Brasil-12
CBF não aceita duelo pela CB em alçapão na Paraíba
Torcedores organizam abaixo-assinado para o PFC
De novo, Globosat deixa o torcedor tricolor na mão
Clique aqui e saiba tudo sobre o Campeonato Baiano 2012
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.