é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Site rival prega “coragem” e “cuidados especiais”

Notícia
Historico
Publicada em 24 de julho de 2011 às 13:36 por Da Redação

Depois de reclamar do árbitro da partida deste domingo, sob alegação de “não dar sorte” ao time paranaense, o site Coxanautas, espécie de ecbahia.com do adversário, publicou uma análise detalhada do confronto, que serve tanto para eles… quanto para a gente ficar ligado.

Leia abaixo o texto de Thiago Miguel Silva, que se dedica ao Tricolor em alguns trechos, sobretudo no último parágrafo. O título é Sem medo, põe o time para frente, Marcelo Oliveira:

“Coritiba e Bahia se enfrentam neste domingo, 24, às 16h, no estádio de Pituaçu, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro 2011. Depois de voltar a apresentar um bom futebol em casa, quando bateu o Fluminense, o Verdão tenta, novamente, buscar os seus primeiros pontos longe do Couto Pereira e precisa de uma postura mais ofensiva para conseguir esse objetivo. Pela frente, o Bahia, que de maneira inversa ao Coritiba, joga melhor longe de casa, ainda não ganhou em Pituaçu e busca quebrar esse tabu para se afastar da zona do rebaixamento

Leandro Donizete retorna e Marcelo Oliveira terá o time do primeiro semestre à disposição

No último final de semana, o Coritiba recebeu o Fluminense, no Couto Pereira, e, ao natural, venceu a equipe carioca, enfraquecida pela ausência de Fred e pela perda de Conca. Os 3×1, no placar final da partida, ilustram bem o que foi a partida, visto que, em nenhum momento o Coritiba teve a sua vitória ameaçada e até teve mais chances para aumentar o marcador. O resultado fez com que o Alviverde subisse para a 11ª colocação ao término da rodada e voltasse a alimentar o sonho de se aproximar do grupo dos quatro melhores times do campeonato.

Mas, para isso, é preciso chutar a cautela, atuar ofensivamente e buscar pontos fora de casa. É exatamente com esse propósito que Marcelo Oliveira deve trabalhar na capital baiana e que os jogadores do Coritiba precisam encarar a partida em Pituaçu. Um novo revés longe do Couto Pereira devolverá a pressão pela vitória na partida contra o São Paulo, no meio da próxima semana e, consequentemente, voltará a fazer com que o Cori volte a se preocupar com objetivos mais modestos. Atuar com confiança e coragem é a chave para voltar com os três pontos do Nordeste.

Em relação ao time, o treinador Coxa-Branca, enfim, poderá comemorar a volta de Leandro Donizete, afastado da equipe titular desde a semifinal da Copa do Brasil diante do Ceará. Exausto pela sequência de jogos, Willian será poupado e nem viajou com a delegação. Outro que retorna após lesão é o lateral Jonas. Mesmo com a ótima partida de Maranhão diante do Fluminense, Marcelo Oliveira promove a volta do antigo titular. Na frente, Leonardo segue vetado e Bill terá outra chance. No restante, a equipe será a mesma que venceu na última rodada. A surpresa fica por conta da volta de Davi entre os relacionados.

Com problema inverso ao do Coritiba, Bahia tenta vencer a primeira em casa

Sem vencer há quatro partidas e na 16ª colocação na tabela (limite para a entrada na zona do rebaixamento), o Bahia vive uma situação curiosa. O Tricolor de Aço ainda não venceu em seus domínios e tem feito as suas melhores partidas longe de Pituaçu. E, com um time composto por vários jogadores tarimbados no futebol nacional, surgem as primeiras fortes críticas ao trabalho de René Simões que, embora aparente estar tranquilo no cargo, corre o risco de perder o seu emprego em caso de um novo insucesso atuando em Salvador.

Sobre o time, René Simões não vai poder contar com o lateral-direito Jancarlos, suspenso, e o volante Diones, que está com suspeita de fratura no cotovelo. Em compensação, Marcone, que não atuou na derrota para o Cruzeiro, por 2×1, volta ao time titular. Para o lugar dos desfalques, René faz mistério. Marcos e Gabriel lutam pela vaga na direita, enquanto que Fabinho e Ricardinho podem aparecer no meio. Na segunda hipótese, o treinador do Bahia apostaria em uma formação mais ofensiva. Por último, é provável que Souza, recuperado de lesão, apareça no ataque no lugar de Júnior. Entretanto, a decisão ficará apenas para minutos antes da partida.

Panoramas da partida

Novamente o Verdão terá a oportunidade de pontuar longe de casa e, assim como na partida diante do Grêmio, encarará uma equipe que não vence há algumas rodadas. Por isso, dessa vez, o Alviverde precisa aproveitar todas as chances e explorar a pressão sobre o seu adversário, que também precisa vencer para se afastar da zona do rebaixamento. Para conseguir este objetivo, é obrigatório que o time Coxa-Branca entre em campo demonstrando coragem e, acima de tudo, personalidade para tocar a bola no gramado de Pituaçu sempre buscando agredir o Bahia, criando várias oportunidades para chegar ao gol de Marcelo Lomba.

Ofensivamente, o Verdão deverá explorar a experiência e a boa fase que Tcheco atravessa para encontrar espaços e aproveitar os lançamentos em profundidade do experiente meia. Além disso, será muito importante que Marcos Aurélio volte a apresentar o seu bom futebol, abusando da velocidade com Rafinha, principalmente nos contra-ataques. Por fim, é necessário utilizar o apoio de Eltinho, na esquerda e aproveitar as jogadas de bola parada. No banco, boas opções para alterar os panoramas da partida como Anderson Aquino, Geraldo, Maranhão e o retorno de Davi que, se mostrar o futebol do primeiro semestre, voltará a ser muito útil à equipe.

Na questão defensiva, é preciso tomar muito cuidado com o rápido atacante Jobson, que parece ter colocado a cabeça no lugar e vem sendo o principal jogador do Bahia no Campeonato Brasileiro. Além dele, é bastante importante que o Coritiba vigie de perto o meia Carlos Alberto, que possui técnica diferenciada e é o grande responsável pela criação do Bahia. Por fim, é necessário conter o apoio dos laterais, principalmente Ávine, que costuma avançar muito pela esquerda, criando diversas jogadas de linha de fundo para o aproveitamento do centroavante de referência.”

O link original pode ser conferido aqui.

Leia Também
Torcida paranaense se revolta com escolha de juiz
Coxa definido após treino “ruim”; 20 concentrados
Último triunfo em Brasileiros veio no título deles
Coxa acena com só uma dúvida para jogo de domingo
Próximo rival, Coxa perdeu todas fora de casa

Clique aqui e saiba tudo sobre a Série A 2011

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Qual a posição que o Bahia mais precisa de reforços para 2025?
todas as enquetes