Promessa do presidente Marcelo Guimarães Filho desde 2008, quando entrou no seu primeiro mandato, o voto direto dos sócios foi exercido nesta segunda-feira em Recife. O Sport, rebaixado à segunda divisão neste ano, escolheu um presidente pela primeira vez através da opção dos sócios. O vencedor foi Luciano Bivar, que administrará o clube no biênio 2013-2014.
No Bahia, a família Guimarães completará 14 anos no poder em 2014, quando finaliza o triênio do pleito vigente. Marcelo Guimarães foi presidente entre 1997 e 2005, depois entregou o cargo a Petrônio Barradas, que administrou o clube de 2005 a 2008, quando assumiu Marcelo Guimarães Filho.
PROMESSAS
Em dezembro de 2008, quando anunciou sua primeira candidatura em entrevista ao programa Cartão Verde Bahia, MGF disse que queria fazer história no clube e se mostrou totalmente favorável ao pleito democrático.
“Respeito o passado de todo mundo. Mas vou fazer a minha história dentro do Bahia. Quem tem competência se estabelece”, discursou na TV.
Em maio de 2009, na estreia do Bahia no Brasileiro, a torcida levou faixa a Pituaçu com os seguintes dizeres: “MGF: a torcida fez a parte dela. Agora é a sua vez de cumprir as promessas! Diretas 2011”.
Em entrevista às rádios locais, o mandatário respondeu: “Em 60 dias, vou convocar a Assembléia Geral para aprovação da reforma dos estatutos e garantir as eleições diretas em 2011”.
Em fevereiro de 2010, ainda sem perspectivas de exercer a democracia, os sócios usaram o Carnaval para protestar. Mudança do Garcia, Mudança do Bahia, diziam faixas presentes no tradicional bloco de carnaval Baiano.
Em outubro de 2011, em entrevista à TV Bahêa, Marcelo Guimarães Filho relembrou o que todos nunca esqueceram: “Fiz a promessa na campanha de 2009. Existe ainda. Eu acredito que temos que fazer as eleições diretas no clube. O sócio tem que votar para presidente.
Em dezembro de 2012, em entrevista ao ecbahia.com, o presidente garantiu: Estão em pauta e vão acontecer. A torcida pode ter certeza absoluta que vamos cumprir com o que prometemos, principalmente porque eu acredito. É um fato importante para o Bahia e vocês terão uma surpresa nesse sentido.
Leia Também
Em entrevista, MGF promete surpresa sobre Diretas
Parado, clube vê outro nordestino renovar estatuto
MGF pede eleição na CBF e é cobrado para o Bahia
Revolução Tricolor cobra promessas da diretoria
MG Filho enfim anuncia candidatura à presidência
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.