é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

STJD suspende Bolívar até o retorno de Dodô

Notícia
Historico
Publicada em 28 de novembro de 2011 às 21:11 por Da Redação

Em julgamento que durou quase duas horas na noite desta segunda-feira, na 1ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o zagueiro Bolívar, do Inter, acabou punido pelo lance que vai afastar o lateral esquerdo Dodô por seis meses dos gramados.

A jogada, ocorrida dentro da área colorada –e interpretada pelo árbitro Paulo César de Oliveira (Fifa-SP) como um mero “jogo perigoso”, além de punir o adversário só com cartão amarelo–, terminou resultando em uma suspensão por quatro jogos e até o retorno de Dodô ao futebol, que foi submetido a cirurgia em São Paulo. Ele vinha sendo o melhor da posição no Brasileiro.

“De onde me encontrava, interpretei somente como uma jogada perigosa, com o Bolívar entrando de sola, mas acertando apenas a bola. Não observei o contato posterior com o atleta do Bahia. Não tive dúvidas quanto ao que marquei. Em campo de jogo, fiquei tranquilo e seguro”, justificou o árbitro, antes de assumir seu erro no momento da partida, disputada no Beira-Rio.

“Teria marcado penalidade e expulsado o Bolívar. Depois do jogo, estive com a comissão de arbitragem. Observei o relatório que recebi e, com a análise de vídeo, entendemos que cometi um equívoco. Foi uma jogada com uma repercussão muito grande e minha interpretação de campo de jogo foi segura, sem nenhum tipo de pressão”, admitiu.

O julgamento contou ainda com depoimentos do jornalista gaúcho Flávio Leandro e do zagueiro Rodrigo Moledo, do Internacional. Ambos, por razões óbvias, depuseram a favor do colorado.

Após ler uma matéria jornalística na qual há uma entrevista com Dodô, que disse não ter raiva de Bolívar e acreditar que ele não tenha tido maldade no lance, o advogado do atleta pediu sua absolvição no caso. O relator Diego Mendes Echebarrena não acatou a defesa e decretou a suspensão por quatro jogos e até a volta do lateral ticolor, por infração ao artigo 254 do CBJD. O voto foi acompanhado pelo auditor Felipe Bevilacqua e pelo presidente Henrique Domenici.

A diretoria do Inter anunciou que vai entrar com um recurso. E, até sexta-feira, buscará efeito suspensivo para que Bolívar possa enfrentar o Grêmio no domingo, pela última rodada.

IMPUNE

Julgado nos artigos 260 (omitir-se no dever de prevenir ou de coibir violência ou animosidade entre os atletas, no curso da competição) e 266 (deixar de relatar as ocorrências disciplinares da partida, prova ou equivalente…) do CBJD, que poderiam lhe render suspensão de até 180 e 360 dias, respectivamente, além de até R$ 2 mil em multa, o árbitro Paulo César de Oliveira acabou absolvido pela situação. Por mais incrível do que possa parecer.

Clique aqui e saiba tudo sobre a Série A 2011

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Qual a posição que o Bahia mais precisa de reforços para 2025?
todas as enquetes