é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Técnico bi-campeão brasileiro vira Cidadão Baiano

Notícia
Historico
Publicada em 3 de dezembro de 2013 às 16:38 por Da Redação

Chamado por muitos que vivem o mundo da bola de “Mestre Evaristo”, o técnico campeão brasileiro de 88 será homenageado com o título de Cidadão Baiano pela Assembleia Legislativa nesta quinta-feira, às 9h30. A honraria foi proposta em conjunto pelos deputados estaduais Fabrício Falcão, Leur Lomanto Júnior e Sandro Régis.

O carioca Evaristo de Macêdo nascido em 1933 começou a carreira de jogador no modesto Madureira, em 1950. Alguns anos depois, após uma passagem pelo Flamengo, o habilidoso atacante se transformou em um dos primeiros brasileiros a alcançar sucesso no exterior, mais precisamente na Espanha. Feito repetido, posteriormente, por nomes como Romário, Ronaldo Fenômeno e Ronaldinho Gaúcho, que se transformaram em astros do esporte mundial.

Mas Evaristo foi além, ao conseguir a façanha de se tornar ídolo e artilheiro dos dois principais clubes espanhóis, Barcelona e Real Madrid, entre 1957 e 1965. Até hoje, ele frequenta a galeria dos maiores goleadores do clube catalão. No total, conquistou cinco vezes o Campeonato Espanhol e três vezes a Copa da Uefa. Vale lembrar também que na sua breve passagem pela Seleção Brasileira (foram apenas 14 partidas), Evaristo marcou cinco vezes na goleada de 9 a 0 sobre a Colômbia pelo Campeonato Sul-Americano de 1957.

Foto: Flog do Bahia

Evaristo e o massagista Alemão em 1973

Pelo Esquadrão de Aço, no ano da conquista do título brasileiro (o primeiro de um clube nordestino após a extinção da Taça Brasil), o técnico de temperamento explosivo apostou na mescla entre jogadores experientes, como Claudir, Paulo Rodrigues e Paulo Róbson, com revelações da base tricolor, entre elas, João Marcelo, Charles e Zé Carlos, além de contar com o talento do meia Bobô, que se destacou nos jogos finais.

Ao todo, Evaristo de Macêdo comandou o Bahia em sete oportunidades e além do bi-campeonato brasileiro também conquistou seis vezes o Campeonato Baiano (1970, 1971, 1973, 1988, 1998, 2001) e uma vez o Campeonato do Nordeste (2001).

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Qual a posição que o Bahia mais precisa de reforços para 2025?
todas as enquetes