é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Terceirona vai ter quatro representantes do Estado

Notícia
Historico
Publicada em 20 de dezembro de 2005 às 16:45 por Da Redação

A CBF divulgou na última quinta-feira os critérios técnicos para a participação na Terceira Divisão do ano que vem. Segundo o documento, assinado pelo presidente em exercício da entidade, Nabi Abi Chedid, “em 2006 a Série C terá 64 clubes disputando as vagas que darão acesso para a Série B de 2007”. O torcedor pode notar uma indefinição – proposital ou não – quanto ao número de times que vão subir, o que aumenta ainda mais as especulações de que na próxima temporada serão quatro as equipes promovidas.

Com duração menor que a do Baianão (de 08/01 a 04/06), que terminará a apenas cinco dias do início da Copa do Mundo da Alemanha, o certame vai acontecer entre 16 de julho e 19 de novembro. Da leitura dos critérios abaixo, interpreta-se que além da dupla BA-Vi, outras duas associações do Estado jogarão a Terceirona, situação que seguramente impedirá um encontro precoce de tricolores e rubro-negros no mesmo grupo, logo na primeira fase. Confira:

“1. O Campeonato Brasileiro da Série C de 2006 será disputado por 64 clubes.

2. Terão nele vagas asseguradas os seis clubes que tenham sofrido descenso da Série B, na temporada de 2005 (constituem o Conjunto 1).

3. Terá nele vaga assegurada uma equipe por Estado e pelo Distrito Federal, necessariamente a equipe melhor classificada no correspondente Campeonato de 2006, excluídos os clubes já participantes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro de 2006, totalizando 27 clubes (constituem o Conjunto 2).

4. As 31 vagas complementares, para 64 clubes (constituindo o Conjunto 3), serão preenchidas segundo a distribuição de vagas por federação, considerando o “Ranking das Federações”, elaborado pela CBF, a ser atualizado em dezembro de 2005, com exclusão dos clubes já integrantes das Séries A e B, a saber:

a) Quatro vagas para a federação de posição um do ranking;
b) Três vagas para a federação de posição dois do ranking;
c) Duas vagas para as federações de posições três a cinco do ranking.
d) Uma vaga para as federações de posições seis a 23 do ranking.
(É o caso da FBF, atrás de SP, RJ, RS, PR e PE)

5. Os ocupantes das 31 vagas complementares serão, sempre nos critérios técnicos, definidos pelas correspondentes federações, consideradas as seguintes alternativas, a critério das federações:

a) Preencher todas as vagas levando em conta a ordem de classificação do campeonato estadual/DF, excluídos os participantes das Séries A e B;

b) Preencher apenas uma das vagas com o vencedor de outra competição oficial da federação (Torneio Seletivo ou similar), excluídos os participantes das Séries A e B, e preencher as demais vagas levando em conta a ordem de classificação do campeonato estadual/DF.

6. Se a federação optar pelo que dispõe o item 5 (b) da presente RDP, a destinação da vaga através da referida segunda competição oficial, deverá ser aprovada formalmente pelo Conselho Técnico do Campeonato Estadual/DF, constando em ata, a qual deverá ser remetida ao Departamento Técnico da CBF, assim como o regulamento de tal competição.

7. Todos os campeonatos estaduais com clubes que só disputam a Série C e possíveis Torneios Seletivos, deverão ser encerrados até 04/06/06 (último domingo antes do início da Copa do Mundo); esse prazo substitui o constante da RDP 06/05, de 25/08/05, que divulgou o Calendário 2006.

8. Para que a CBF possa complementar o regulamento e a tabela do campeonato, bem como confirmar os estádios e tomar outras providencias, todos os clubes integrantes do campeonato deverão ser conhecidos até 04/06/06.

9. O Estado que deixar de cumprir o prazo definido no item 7, quanto ao encerramento das competições, terá preenchidas as vagas a ele destinadas com base no resultado do campeonato estadual/DF do ano anterior.

10. O Departamento Técnico da CBF, no uso das suas atribuições, publicará oportunamente diretrizes complementares à presente RDP.

11. As Federações dos Estados e do Distrito Federal deverão observar rigorosamente as disposições da presente RDP, com vistas às definições dos seus respectivos regulamentos de campeonatos para a temporada de 2006, harmonizando-os com as definições aqui expressas.

Revogam-se as disposições em contrário,
Rio de Janeiro, 15 de dezembro de 2005.”

Leia também
Próxima Série C nacional deverá ter acesso dobrado
Série C em 2006 só começa três meses após A e B

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Qual a posição que o Bahia mais precisa de reforços para 2025?
todas as enquetes