Como os acreanos nunca disputaram a elite do futebol brasileiro, diferente até mesmo que o Fast-AM, o duelo desta noite será o primeiro de maneira oficial entre as duas equipes. Mas Bahia e Rio Branco já estiveram frente a frente uma vez. Foi há 41 anos, no dia 11 de maio de 1966.
Naquela oportunidade, o tricolor aproveitou a folga das competições para realizar uma excursão pelo Norte do País. Para se ter idéia, o Campeonato Baiano só iria começar em dezembro, perto do Réveillon. Quem se lembra até hoje do longíquo certame são os remanescentes torcedores do Leônico. Não poderia ser diferente: aquele foi o único conquistado na história pelo Moleque Travesso.
Assim, depois de rodar por Pará, Amazonas e Rondônia, onde enfrentou inclusive seleções estaduais, o Bahia chegou ao Acre para derrotar o Estrelão. Deu de 2 a 1, com gols de Valtinho e Aylton.
A escalação: Gustavo (Jair), Hélio, Henrique, Ivan e Florisvaldo; Aylton, Mario, Aurelino e Valtinho (Valdir); Valfredo (Delorme) e Babá.
Mas não tem tanto tempo que o Rio Branco esteve em Salvador. Em 2001, levou 3 a 0 e acabou eliminado, pelo Vitória, da segunda fase da Copa do Brasil. Na etapa anterior, o time havia desclassificado o Guajará, de Rondônia.
Matéria publicada originalmente, por esse mesmo autor, na edição desta quinta-feira 20/09/2007 do suplemento A Tarde Esporte Clube
Clique aqui e saiba tudo sobre a Série C do Brasileiro de 2007
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.