Enfim acabou o tabu. Diante de 19601 torcedores, o Tricolor bateu o rival Vitória por 2 a 1 em Pituaçu. Desde a reforma de Pituaçu, três BA-Vis haviam sido realizados e o Bahia ainda não tinha conseguido vencer o seu maior rival, tendo perdido duas e empatado uma. Neste domingo, o contestado Abedi decidiu o clássico para o Tricolor que garantiu a classificação para a próxima fase.
O Bahia começou o jogo a todo vapor e logo aos 8 minutos, Viáfara tentou sair jogando e perdeu a bola para Edilson, que foi derrubado pelo goleiro. Para surpresa de todos, o juiz marcou a falta inexistente do atacante em cima do goleiro que também não foi punido.
Aos 13 minutos, o Vitória chegou pela primeira vez através de cobrança de escanteio. Ramon cruzou no primeiro pau, a bola foi desviada e Schwenck chegou de carrinho e mandou na rede pelo lado de fora.
Cinco minutos depois, o Bahia chegou ao primeiro gol numa jogada de bola parada. Avine jogou a bola na área, Viafara saiu mal, Marcone ajeitou de cabeça e o zagueiro Alison mandou para o fundo das redes, sem goleiro.
Não demorou muito para o Leão chegar ao empate. Aos 27, num rápido contra-ataque do Vitória, Schwenck recebeu lançamento, entrou na área, e chutou em cima de Fernando, na sobra, o próprio Schwenck mandou para o fundo das redes. No lance, ainda no meio de campo, Edilson sofreu falta clara que o juiz não marcou.
Dois minutos depois, para jogar água fria na reação rubro-negra, Uelliton deu uma entrada violenta em Ananias e recebeu o cartão vermelho direto. Com isso o Vitória ficou com um jogador a menos, mas conseguiu segurar a pressão e o placar do primeiro tempo. No fim da primeira etapa, ainda houve um pênalti claro não marcado em cima de Schwenck.
O Bahia voltou do intervalo a fim de buscar o triunfo e partiu para a cima do rival. Logo no primeiro minuto da segunda etapa, Abedi cruzou da direita na cabeça de Edilson, que obrigou Viáfara a fazer uma grande defesa.
De tanto insistir o Tricolor de Aço chegou ao seu segundo gol no jogo aos 11 minutos. Leandro tocou para Edilson que deixou Abedi em ótimas condições para dominar e chutar sem chance para Viáfara: Bahia 2 x 1 Vitória. Abedi seria substituído por Maurício e com o gol, Renato Gaucho desistiu da alteração.
Com o gol tricolor, a partida teve seu ritmo diminuído com as duas equipes aparentemente satisfeitas com o resultado. Aos 40 minutos, Lima aproveitou a falha da zaga rubro-negra, mas desperdiçou a chance de ampliar o marcador. No entanto, o que valeu mesmo foi o triunfo que garantiu o Bahia na próxima fase da competição e encerrou o Tabu de não vencer o Vitória em Pituaçu.
Portal Futebol Baiano (Adaptado)
Clique aqui e saiba tudo sobre o Campeonato Baiano de 2010
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.