Em um Pituaçu lotado, o Bahia bateu o Guarani por 2 a 0 com gols de Nadson e Nen, e afastou matematicamente a ameaça de rebaixamento para a Série C. A torcida mais uma vez quebrou o recorde de público do estádio e do Bahia na competição. Já o Guarani, mesmo com a derrota, comemorou o acesso à Série A.
Mas o que deveríamos estar comemorando era o grande objetivo e a obrigação do ano. Nova diretoria, teórica profissionalização do departamento de futebol, folha salarial altíssima, estádio novo, torcida comparecendo, sede de títulos entre outros ingredientes de um excelente ano. Mas uma série de erros fizeram com que o Bahia, o grande Bahia, comemorasse a permanência na segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Alívio por um lado mas decepção por outro. Comemorar o que?
O Jogo – O Tricolor partiu para o ataque desde o início do jogo e o primeiro gol saiu logo aos 12min: Jael recebeu bom passe na entrada da área, foi derrubado por Eduardo e o árbitro assinalou o pênalti que Nadson cobrou com categoria e deslocou o goleiro Douglas: 1 a 0.
O gol tranquilizou o Bahia, que com uma marcação eficiente sobre o Guarani, passou a administrar o jogo. Mas quando o primeiro tempo caminhava para o fim com apenas uma mudança no placar, o zagueiro Nen mandou para o fundo das redes após Juninho cobrar escanteio e Beto, que entrou no lugar de Nadson, machucado, cabeçear na trave. Festa e alívio nas arquibancadas.
No segundo tempo, o Tricolor não se acomodou e continuou indo pra cima do Guarani mas sem muitas jogadas de real perigo para a meta do goleiro do Bugre. Como em Florianópolis o Duque de Caxias vencia o Figueirense, resultado que garantia o Guarani na Série A em 2010, o time campineiro estava apenas esperando o apito final.
Do banco de reservas, quem estava em campo via o técnico Vadão se abraçando com os jogadores reservas, comemorando o acesso. E a torcida do Bahia também festejando aliviada o fim da ameaça de rebaixamento.
Alívio por um lado, mas o ano de 2009 foi uma decepção para a torcida do Bahia. O jejum de títulos continua, uma péssima campanha na Copa do Brasil e no final do ano comemorar apenas a permanência na Série B.
Leia Também
Subir é obrigação
Clique aqui e saiba tudo sobre a Série B 2009
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.