é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Último triunfo em Brasileiros veio no título deles

Notícia
Historico
Publicada em 21 de julho de 2011 às 21:01 por Da Redação

Atual campeão paranaense e da segunda divisão, vice da última Copa do Brasil e dono da maior sequência de triunfos da história do futebol nacional. Por essas credenciais, o time do Coritiba deveria ser um adversário temido pela torcida tricolor, mas sua campanha como visitante na edição 2011 do Brasileirão diz o contrário. Eles ainda não venceram um jogo sequer fora de seus domínios. Na verdade, perderam todos longe do Couto Pereira, quatro ao todo. Ainda assim, o adversário deste domingo tem três pontos a mais que o Bahia –-13 e 10, respectivamente.

Mas, se o momento atual das duas equipes não permite definir o favorito, no histórico de confrontos o Coritiba tem larga vantagem sobre o Bahia. Considerando apenas jogos oficiais, tricolores e coxas-brancas já se enfrentaram 28 vezes. O Bahia saiu vencedor em apenas quatro oportunidades, três pelo Brasileiro da Série A e uma pela Copa do Brasil. Empate é o resultado mais comum, ocorrendo 14 vezes. Dez derrotas completam o escore.

Falando dos triunfos tricolores, o último em Brasileiros remonta à longínqua data de 17 de março de 1985. No ano em que o Coritiba acabou campeão brasileiro pela única ocasião, o Bahia meteu 2 a 1 em pleno Couto Pereira. Abaixo podemos ver um dos gols dessa partida:

YouTube video

Pela Série A do Nacional, a última partida ocorreu em 2003. Vitória paranaense, em Curitiba, por 3 a 2. Didi abriu o placar para o Esquadrão de Aço, mas um limitadíssimo time que acabou sendo rebaixado naquele ano não segurou a vantagem e permitiu a virada. Confira:

YouTube video

Bahia e Coritiba voltaram a se cruzar na Série B de 2010 e, mais uma vez, a vantagem foi deles. Venceram por 2 a 0 em Joinville, na estreia do técnico Márcio Araújo, e empataram nos últimos minutos em Pituaço, dia 2 de novembro, com Bill. Jael ainda perdeu um pênalti nesse jogo.

YouTube video

12 ANOS DE JEJUM

Nosso último triunfo, independente da competição, também já tem tempo. Aconteceu num 14 de abril de 1999, na Fonte Nova, quando Lima Sergipano, Uéslei e Dimba praticamente sacramentaram a passagem do Bahia para as quartas de final da Copa do Brasil com uma bela partida de futebol e o placar final de 3 a 0. Na semana seguinte, o empate em 1 a 1 confirmou o que todos já sabiam e o Bahia foi enfrentar o Juventude três semanas depois.

Mas, a despeito do passado e da falta de triunfos em casa nesse começo de torneio, a torcida vai a Pituaço domingo confiando na conquista dos três pontos contra os adversários sulistas.

Leia Também
Coxa acena com só uma dúvida para jogo de domingo
René cria tese sobre jejum e comenta peças do Coxa

Clique aqui e saiba tudo sobre a Série A 2011

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Qual a posição que o Bahia mais precisa de reforços para 2025?
todas as enquetes