O Bahia possui uma ligeira vantagem nos retorspecto contra o Grêmio em Campeonatos Brasileiros. Dos 20 jogos realizados, o Tricolor baiano venceu 6, perdeu 5 e empatou 10, marcou 23 gols e sofreu 20.
O bom desempenho do Bahia pode ser explicado pelo fato de mais da metade dos jogos contra os gaúchos em Brasileiros, 14 deles, terem sido realizados na Fonte Nova, onde o Esquadrão de Aço tem o bom aproveitamento de 56% dos pontos disputados e não perde há nove anos.
E foi justamente jogando em casa que o Bahia registrou a maior goleada da história dos confrontos com o Grêmio 4 a 1, em 7 de abril de 1985, pelo Brasileirão daquele ano. Ronaldo Marques (2), Marinho e Celso fizeram para os baianos, ao passo que Tarciso descontou para os gremistas.
Fora do Campeonato Brasileiro, Bahia e Grêmio se enfrentaram cinco vezes, sendo duas pelo extinto Torneio Robertão, duas pela Copa do Brasil e uma em amistoso e a vantagem é gaúcha. O Campeão Mundial de 1981 venceu três jogos, perdeu dois, marcou 6 gols e sofreu 4 números que deixam tudo igual no histórico geral dos embates entre os clubes, ou seja, 26 jogos, 8 triunfos para cada lado, 10 empates, 26 gols gaúchos e 27 baianos.
Os últimos encontros entre Bahia e Grêmio têm sido marcados pelo equilíbrio os quatro mais recentes terminaram empatados. O último deles aconteceu em 11 de setembro de 2002, pelo Brasileirão, na Fonte Nova, e terminou em 1 a 1. Robgol marcou o tento baiano, aos 40 segundos de bola rolando. No entanto, na segunda etapa, o Esquadrão permitiu que o Grêmio, através de Gilberto, igualasse o marcador.
Na ocasião, o Bahia atuou com: Emerson, Daniel, Marcelo Souza, Accioly e Calisto; Carlinhos (Ramos), Ramalho, Bebeto Campos e Gil Baiano (Geraldo); Robson (Ney Fabiano) e Nonato.
Veja as estatísticas dos confrontos entre o Bahia e os demais clubes brasileiros, clique aqui.
Clique aqui para saber tudo sobre o Brasileirão 2003
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.