A história recente mostra que BA-Vi na Fonte Nova tem sido sinônimo de alegria para a torcida tricolor. Coincidência ou não, a partir do momento em que o rubro-negro assumiu o Barradão como mando de campo, o time viu despencar seu desempenho no maior estádio baiano. Um estímulo a mais para a maior torcida do Estado ter confiança para a partida decisiva de hoje, mesmo com o “favoritismo” do Leão.
Os números são bem nítidos. Nos últimos 21 clássicos disputados no estádio, o Bahia levou a melhor em 14. Nossa última derrota já faz quase três anos, no dia 13 de maio de 2001: 1 a 0, gol do lateral-esquerdo Leandro, hoje no Cruzeiro.
E como agora a época é de chocolates, nada melhor do que lembrar um que o Esquadrão de Aço deu ao arqui-rival. Não, não trata-se do 10 a 1 ou do 9 a 2 de décadas atrás. Estamos falando do jogo de ida da final do polêmico Campeonato Baiano de 1999, dia 6 de junho.
O Vitória-BA, que jogava por dois empates, lutava para levar o título no ano do seu centenário. O Tricolor queria melar a festa. E começou bem a tarefa. Venceu por 2 a 0, gols de Clebson e Uéslei. Mas a atuação do Bahia foi um verdadeiro chocolate sobre o rival, que escapou de ser goleado.
O resultado deixou o time de Joel Santana em situação privilegiada para faturar o bi. Podia perder até por um gol de diferença, no Barradão, para ficar com o título. Foi assim que, apenas um ano antes, havia erguido o troféu no estádio do adversário. Mas usando o Itapagipe como laranja o Bahia fugiu da Toca. Deixou de ganhar no campo um título quase certo e manchou um campeonato motivado desde o início.
A Tarde (Adaptado)
Clique aqui para saber tudo sobre o Campeonato Baiano 2004
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.