é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Única derrota do rival como mandante? Foi lá…

Notícia
Historico
Publicada em 4 de outubro de 2011 às 00:01 por Da Redação

O Bahia “perdeu” o Engenhão para sábado? Pois o mando de campo alternativo do jogo contra o Botafogo, a partir das 18h, no Rio, também tem uma curiosidade favorável ao Tricolor de Aço.

Se no estádio justamente do próximo adversário, no bairro de Engenho de Dentro, o Esquadrão venceu o Fluminense e o Flamengo nas duas vezes em que passou por lá neste Brasileiro-2011, na arena do Vasco, em São Cristovão, o time não só por muito pouco deixou de derrubar o líder do campeonato (sofreu o empate já após os acréscimos, e graças a um gol irregular), como também viu o Bota perder a única partida que fez como anfitrião em todo o torneio.

Dono do melhor aproveitamento atuando em casa (76%), a “Estrela Solitária” ganhou nove duelos, empatou três e amargou uma derrota: na única rodada em que precisou jogar em São Januário, a oitava. Naquele dia 20 de julho, uma quarta-feira, levou 2 a 0 do Corinthians.

O confronto de sábado foi transferido pela CBF, na semana passada, em função do show do cantor canadense Justin Bieber dois dias antes no Engenhão. Não dará tempo para desmontar o megapalco, segundo os organizadores. No domingo, porém, haverá Fla-Flu no local.

Mais motivos para acreditar? O rival não terá seu goleiro, Jefferson, convocado para a seleção brasileira, que é o atleta que mais vestiu a camisa da equipe no ano (46), assim como ambos os seus artilheiros disparados na temporada: enquanto o uruguaio Loco Abreu, autor de 21 gols, estará defendendo o seu país no início das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa de 2014, o argentino Herrera, que anotou 16 tentos, encontra-se suspenso.

O terceiro da lista aparece apenas com oito bolas na rede: Elkeson, ex-Canabrava.

Além disso, apesar da quarta colocação no geral, desde que sofreu 5 a 0 do Coritiba, há cinco rodadas, o Botafogo somente triunfou numa oportunidade, ante o Grêmio. No restante, empatou com Flamengo e São Paulo e perdeu para o Atlético-GO, domingo agora.

“SÃO JANU”

Não bastasse, dá para dizer que as recordações do Bahia em São Januário são razoavelmente favoráveis. Desde meados dos anos 80, quando todos os embates com o Vasco passaram a ser lá (exceção a 2009, no Maracanã), o Tricolor acumula igualmente cinco triunfos e derrotas.

Além de ter vencido o alvinegro cruzmaltino por 1 a 0 em 2001, por 3 a 2 em 1995 e 1994, e por 1 a 0 em 1986, o Esquadrão bateu o Flamengo por 1 a 0 no ano de 1996 –resultado que nos livrou do rebaixamento para a Segunda Divisão, na última rodada do Brasileiro.

YouTube video

Os tropeços ocorreram, sempre contra o Vasco, em 2003 (1 a 0), 2000 (3 a 2), 1997 (3 a 1), 1992 (3 a 1) e 1991 (1 a 0) –o primeiro da lista, pelas oitavas de final da Copa do Brasil.

***

No ano passado, São Januário abrigou o empate do Bahia com o Duque de Caxias, durante a campanha do acesso, e a partida –repleta de tricolores, que fizeram a Polícia Militar mudar a nossa torcida de lugar– terminou sem gols. Ávine foi o único do elenco que esteve no gramado.

***

Com fachada tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o campo do Vasco fica na Rua General Almério de Moura, 131, em São Cristóvão, e é reduto de nordestinos no Rio.

Leia Também
Veja em fotos a festa da Nação em São Januário –com direito a musa
CBF muda local de jogo com Bota, mas mantém a data
Derrotado, treinador do Botafogo aflineta Joel
Atacante vira 5º desfalque de cariocas para sábado

Clique aqui e saiba tudo sobre a Série A 2011

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Qual a posição que o Bahia mais precisa de reforços para 2025?
todas as enquetes