é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Veja motivos da reação azul, vermelha e branca

Notícia
Historico
Publicada em 5 de março de 2011 às 00:36 por Da Redação

Depois de um começo de campeonato vergonhoso, no qual o time chegou a ser ameaçado de rebaixamento, o Bahia nas últimas partidas se recuperou e hoje tem o melhor ataque da competição ao lado do Atlético de Alagoinhas e sua defesa não é vazada há 3 partidas.

A torcida e a imprensa podem até tentar apontar o responsável, mas na verdade diversos fatores explicam a recente recuperação do Tricolor de Aço no baianinho 2011. A seguir teremos alguns fatores que individualmente não explicam a boa fase do Bahia mas juntos resultam nessa boa maré em que estamos:

Saída de técnico inexperiente e fraco: Por mais que Marcelo Filho e Paulo Angioni tentassem dar moral a Rogério Lourenço e fazer a torcida aceitá-lo goela abaixo, em momento nenhum de sua curta passagem pelo Fazendão o treinador conseguiu fazer com que o time pegasse um baba decente contra times do naipe de Ipitanga, Feirense e Serrano. A passagem meteórica de Chiquinho pelo comando do time e a chegada de Benazzi mostraram a velha cultura do futebol de sempre culpar o técnico, o que dessa vez nao se mostrou de todo errada.

OMARavilha assume seu lugar no time: Jogador vindo da base do Cruzeiro, com moral com a torcida desde o ano passado, viu Fernando (titular de 2010) ser dispensado em 2011 com a desculpa fajuta de que seria titular em 2011. Mas apesar de ser destaque do time no Torneio Início 2011 virou reserva de Tiago, ex-reserva do Vasco. Após atuações pífias, das vaias merecidas da torcida e de críticas de todos os lados, eis que o pimpolho de Angioni deixa a baliza tricolor e permite que seu verdadeiro dono assuma seu lugar. Desde então, apenas um golzinho sofrido no final da goleada contra o São Domingos-SE.

Ramon enfim autorizado a jogar: Ramon Lagge foi a primeira contratação do Bahia para a temporada 2011. Contudo, o meia acabou sendo vítima da incompetência do CSKA e do Bahia, onde um falava russo e o outro o dialeto de Itapagipe, e amargou mais de quarenta dias para ser regularizado. Quando finalmente conseguiu entrar em campo, mostrou que valeu a pena esperar. Com futebol refinado, bem acima da média de um campeonato fuleiro onde, com exceção do Bahia, não há um time de elite sequer, Ramon vem sendo importante nessa recuperação do Bahia.

A Colômbia é aqui: Jogador pouco conhecido pelas bandas daqui, Tressor Moreno veio mais credenciado por vídeos do Youtube do que por jogadas suas contra times brasileiros. Seria então mais um jogador de empresário, mea boca empurrado goela abaixo dos tricolores como vários das décadas recentes? Definitivamente não! O negão nas poucas partidas que jogou já conta com o apoio da torcida e conseguiu sua vaga com moral no time titular. Promessa de muitas jogas de efeito ao lado de Ramon e com Robert e Rafael no ataque. Vale lembrar que há ainda mais um jogador da terra de Shakira à espera de regularização para estrear no tricolor, Mosquera, volante revelado pelo Independiente Medelín está aqui desde fevereiro.

Rafael titular: o atacante da base tricolor, destaque e artilheiro do time na Taça São Paulo desse ano, foi chegando devagar e com a chegada de Benazzi e a contusão do então titular Souza, assumiu a vaga no time principal, marcando três gols desde então.

Marcos relembrou o que é jogar futebol: Depois de uma boa passagem pelo Bahia na campanha pífia do brasileiro 2009, Marcos voltou em 2011 como solução para a sempre problemática lateral direita do Tricolor de Aço, ainda ressentida pela contusão de Jancarlos que o tirou do resto da Série B em outubro do ano passado. O lateral do Cruzeiro começou o ano muito mal e logo depois se contundiu. Mas no jogo contra o São Domingos pela Copa do Brasil onde marcou dois gols, Marcos parece que relembrou seus bons momentos de jogador de futebol e vem se garantindo na lateral tricolor.

Como dito antes, apenas um desses fatores sozinho não explicaria a melhora substancial vista em campo, é fato que a zaga ainda dá calafrios, o ataque ainda espera por um Robert em forma, um Souza do Goiás e a evolução de Rafael, mas com certeza o time vem reconquistando aos poucos sua auto-estima e a confiança do torcedor tricolor.

Leia Também
Esquadrão vence a 4ª seguida e entra no G-4
Mais uma goleada e terceiro triunfo seguido
Bahia lasca Leão com juba alisada em banda

Clique aqui e saiba tudo sobre o Campeonato Baiano 2011

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Qual a posição que o Bahia mais precisa de reforços para 2025?
todas as enquetes