O jogo deste domingo será o 47º entre Bahia e Flamengo disputado no Otávio Mangabeira. Em 50 anos de confrontos na Fonte Nova, a vantagem é Tricolor: 14 triunfos, 10 derrotas, 22 empates, 47 gols-pró e 37 contra.
O retrospecto favorável se repete quando a assunto são jogos no estádio válidos por Brasileiros: foram 5 triunfos, 4 derrotas e 11 empates.
O primeiro encontro aconteceu em 19 de março de 1953, um amistoso, e os cariocas venceram por 2 a 1. O gol do Esquadrão de Aço foi marcado por Izaltino.
Mas os maiores clubes da Bahia e do Rio de Janeiro já haviam se enfrentado antes em cinco oportunidades, todas no Campo da Graça. A inicial, no dia 15 de novembro de 1932, ocorreu quase três após a fundação tricolor.
Foi jogando em casa que o Bahia conseguiu aplicar sua maior goleada sobre o Flamengo: 4 a 1. A partida, datada em 17 de setembro de 2000, teve como estrela – para surpresa de todos – o atacante Jajá, autor de três gols. Ele, inclusive, é o recordista em número de gols em uma única partida contra o rubro-negro.
O artilheiro geral do Esquadrão contra o time da Gávea é Marito, com 4 gols, todos marcados na Fonte Nova. Enquanto isso, o atual técnico Bobô balançou as redes do Fla em duas oportunidades.
Leia também: Confronto deste domingo é marcado pelo equilíbrio
Clique aqui para saber tudo sobre o Brasileirão 2003
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.