Mesmo jogando com um jogador a mais por quase todo o segundo tempo, o time reserva do Bahia conseguiu a inacreditável façanha de tomar uma virada depois de estar vencendo por 2 a 0. E, pior, para o lanterna do Campeonato Baiano, o Madre de Deus. Resultado – 3 a 2 para o time do interior, neste feriado de Sexta-feira Santa, pela penúltima rodada da fase classificatória do Estadual.
As falhas individuais e as más substituições de Gallo foram decisivas na derrota. Nos dois últimos gols do Madre, o goleiro Marcelo, pior jogador em campo, e o volante Thiago Carpine erraram clamorosamente. Já Gallo tirou um meia-ofensivo e deixou o time com três volantes quando o Bahia já estava perdendo.
Nesta sexta, o misto frio do Bahia até enganou. Abriu 2 a 0, jogando bem, com dois gols de Paulo Roberto. O Madre de Deus diminuiu com Éder Caetité. No finalzinho do primeiro tempo, os donos da casa tiveram um jogador expulso, mas voltaram com tudo para a etapa final. Aos 5 minutos, contou com a falha de Marcelo para empatar – gol de Pena. Aos 10, Thiago Carpine entregou a bola para Danilo invadir a área e decretar a virada.
Gallo mais uma vez mexeu mal no time. Tirou o zagueiro Douglas e improvisou Marcone na zaga. Depois, tirou o meia Silas, um dos melhores em campo, para colocar Diogo – precisando reagir, o time ficou jogando com três volantes.
Foi a terceira derrota do Bahia jogando com os reservas. O time B, de Bisonho, já tinha tomado pau do Colo-Colo e sido goleado pelo Ipitanga. É mais um sinal da fragilidade do elenco.
A vitória livrou o Madre de Deus do rebaixamento. O Bahia volta a campo domingo, contra o Itabuna, e deve atuar com os titulares. Tem que vencer para garantir a vice-liderança na primeira fase e a vantagem nas semifinais, contra o Flu de Feira.
O jogo
Mesmo jogando fora de casa, o Bahia começou dominando a partida. Com maior posse de bola e partindo para cima do adversário, o Tricolor, porém, não conseguia traduzir a superioridade em lances agudos de gol.
Para melhorar o rendimento, Gallo fez uma mudança tática. Recuou o volante Marcone para a zaga e liberou os laterais. Deu certo. O lateral Ávine e o meia Silas começaram a incomodar a defesa do Madre pela esquerda, enquanto o atacante Paulo Roberto e o lateral Juninho formavam uma boa dupla pela direita.
A primeira boa chance do Tricolor veio aos 17 minutos, quando Ávine fez boa tabela com Silas, mas tocou para fora na saída de Jean.
Aos 21, o Bahia abriu o placar. Ávine lançou em profundidade, Paulo Roberto ganhou na corrida e tirou do goleiro para balançar as redes.
Soberano em campo, o Tricolor ampliou aos 29, novamente graças à dupla Ávine e Paulo Roberto. O lateral pegou mal na bola, que cruzou a área e encontrou o atacante livre pra marcar o segundo do Bahia na partida.
Com a vantagem, o Bahia se acomodou e caiu de produção. Desesperado para fugir do rebaixamento, o Madre de Deus foi para cima e conseguiu diminuir, aos 41 minutos, em linda cobrança de falta de Éder Caetité.
Aos 44, o Madre ficou com um jogador a menos – Daniel Thiago meteu a mão na bola e acabou expulso.Quem achava que os donos da casa iam se abater com a expulsão se enganou. O Madre continuou pressionando e contou com a colaboração decisiva de dois tricolores para conseguir uma virada inacreditável.
Aos 5 minutos, após cobrança de falta, Marcelo falhou feio e a bola sobrou para Pena deixar tudo igual.
Aos 10, foi a vez de Thiago Carpini ajudar. O volante errou o domínio da bola, que sobrou para Danilo invadir a área e bater no canto de Danilo.
Com a virada, Gallo mexeu no Bahia. Entraram Richelly e Diogo, mas o time não correspondeu. Mesmo com um a menos, o Madre de Deus continuou dando as cartas na partida. Aos 26, os donos da casa chegaram a ter um gol anulado. Aos 30, Claudemir contou com nova falha de Marcelo e mandou a bola na trave.
Confira a ficha técnica completa da partida, clique aqui.
Clique aqui e saiba tudo sobre o Campeonato Baiano de 2009
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.