Segue matéria da edição deste sábado da Tribuna da Bahia:
“A virada de mesa se torna cada vez mais uma realidade para o futebol brasileiro. Como o jornal já havia antecipado, é apenas uma questão de tempo para que se decida pelo fim do rebaixamento nas Séries A e B do Campeonato Brasileiro. E essa hora parece estar chegando. Ontem caiu o último obstáculo para uma virada: Luís Zveiter. O presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, principal opositor a uma mudança nas regras, anunciou ontem seu pedido de licença do STJD. Zveiter foi duramente criticado pela sua decisão de anular os 11 jogos do Campeonato Brasileiro apitados por Edilson Pereira de Carvalho, mas garantiu que esse não foi o motivo do seu afastamento. Segundo sua assessoria de imprensa, Zveiter teria se afastado para poder se dedicar à Justiça Comum.
Vale a pena lembrar que o Conselho Nacional de Justiça já havia entrado com uma ação questionando a possibilidade de Zveiter, que é desem-bargador, ocupar o cargo de presidente do STJD. O Conselho pedia o afastamento de Zveiter do STJD, ou sua aposentadoria como desembargador. Com Luís Zveiter fora do STJD, o caminho está aberto para uma virada de mesa que já vem sendo gestada há tempos nos bastidores. Muitos dirigentes de clube não concordam com o “enxugamento” do Campeonato Brasileiro promovido pela Confederação Brasileira de Futebol. A CBF pretende manter a competição nacional com apenas 20 clubes nas Séries A e B, enquanto que os cartolas querem 24 times em cada uma das duas divisões. Bom para Bahia e Vitória, que caíram para a Série C e agora podem voltar para a Segunda Divisão pela porta dos fundos.
Não bastasse a saída de Luís Zveiter, uma sucessão de tumultos, erros, ameaças, invasões de campo, e várias ações judiciais, inclusive com a interferência do Ministério Público Federal, ao invés dos gols, são os destaques a cada rodada. O Campeonato Brasileiro de 2005 venceu, perdeu a validade. A confusão, que já era grande com a anulação dos 11 jogos apitados por Edilson Pereira de Carvalho, aumentou na última rodada, quando as primeiras partidas foram repetidas. Nenhum dos quatro primeiros jogos que foram disputados novamente teve o mesmo resultado de antes da anulação. Antigos vencedores, agora derrotados, como Santos e Vasco, chiaram e ameaçam até mesmo entrar na Justiça Comum para garantir os seus direitos.
Na última quinta-feira, na Vila Belmiro, uma mostra do tumulto que a anulação dos 11 jogos está causando. Depois de ver seu time vencer o Corinthians por 4 a 2 antes, os torcedores santistas se revoltaram com a derrota por 3 a 2 na repetição da partida e invadiram o gramado, perseguindo jogadores e provocando o fim do jogo pelo árbitro Cléber Wellington Abade”.
SERÁ?
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.