Na falta de um evento preparado pelo Marketing à altura da conquista, a visita do ex-atacante Beijoca foi o acontecimento do dia no Fazendão. Folclórico e goleador, Beijoca foi um dos heoróis do histórico heptacampeonato baiano conquistado pelo tricolor entre 1973 e 1979, que completa hoje 30 anos. Até hoje, o rival foi no máximo tetracampeão. A final da sétima conquista aconteceu em 28 de setembro de 1979 e foi decidida numa falha do goleiro do rubro-negro lembrada até hoje pelos torcedores dos dois clubes.
“Dos sete títulos só não participei do de 73, pois fui jogar no Fortaleza, mas de todos os outros, dei minha contribuição para escrever essa página na história do Bahia. Foi uma sequência inesquecível, com jogadores maravilhosos, que gostavam do Bahia e tinham identificação com o clube. Foram anos especiais e acho difícil qualquer clube no Brasil conseguir repetir este feito”, relembrou Beijoca.
Segundo nota da assessoria do clube, o ex-atacante afirmou que estará amanhá em Pituaçu para o jogo contra o Duque de Caixas, aproveitando para pedir o apoio do torcedor para a partida decisiva. A nota da Assessoria de Comunicação, aliás, foi a única ação da direção do clube em homenagem ao feito histórico, que completa hoje 30 anos. Destaque para a relação das sete finais.
Abaixo, íntegra do texto divulgado no site oficial do Bahia.
“Em data especial, atacante do hepta visita o Fazendão
A data de 28 de setembro é importante na história do Esporte Clube Bahia, já que há 30 anos, uma verdadeira seleção tricolor conquistava o heptacampeonato baiano, construindo uma das maiores sequência de títulos de todo o futebol brasileiro.
Foram sete anos levando o troféu de campeão baiano e a Nação Tricolor teve o prazer de ver craques como Roberto Rebouças, Baiaco, Beijoca, Douglas, Picolé, Sapatão, entre outros, defenderem o Esquadrão de Aço e marcarem época no futebol estadual e nacional.
Um dos maiores ídolos destes dourados anos, o atacante Beijoca, esteve hoje pela manhã no Fazendão e comentou sobre os sete títulos conquitados. “Dos sete títulos só não participei do de 73, pois fui jogar no Fortaleza, mas de todos os outros, dei minha contribuição para escrever essa página na história do Bahia. Foi uma sequência inesquecível, com jogadores maravilhosos, que gostavam do Bahia e tinham identificação com o clube. Foram anos especiais e acho difícil qualquer clube no Brasil conseguir repetir este feito”, relembrou Beijoca.
Rapidamente Beijoca foi cercado por jornalistas, que queriam saber detalhes do heptacampeonato e a sua opinião sobre a partida contra o Duque de Caxias. “Estarei em Pituaçu nesta terça-feira e peço ao torcedor que vá ao estádio para dar apoio aos jogadores. Acho que o Bahhia tem tudo para fazer um bom jogo”, comentou o ex-atacante.
O hepta durou entre os anos de 1973 e 1979, com 228 jogos, 142 vitórias, 75 empates e 11 derrotas. Foram 419 gols marcados e 102 sofridos.
Confira todas as escalações das finais dos sete campeonatos:
1973 – Bahia 2 x 0 Atlético
Bahia: Buticce, Ubaldo, Sapatão, Roberto Rebouças e Romero; Baiaco e Fito; Tirson, Douglas, Picolé e Peri. Gols: Douglas e Peri.
1974 – Bahia 1 x 0 Vitória
Bahia: Zé Luis, Ubaldo, Sapatão, Altivo e Romero; Baiaco e Fito; Tirson, Douglas(Jorge Campos), Piolho(Alberto) e Marquinhos. Gol: Piolho
1975 – Bahia 0 x 0 Vitória
Bahia: Luis Antônio, Ubaldo, Sapatão, Roberto Rebouças e Romero; Baiaco e Fito; Alberto, Douglas, Picolé e Caldeira.
1976 – Bahia 1 x 0 Vitória
Bahia: Joel Mendes, Perivaldo, Zé Augusto(Navarro), Sapatão e Ubaldo; Alberto e Fito; Jorge Campos, Douglas, Beijoca e Jésum. Gol: Beijoca
1977 – Bahia 0 x 0 Vitória
Bahia: Jair, Toninho, Zé Augusto(Jorge Carraro), Sapatão e Edmilson; Baiaco, Gibira(Washigton) e Douglas; Miltão, Zé Neto e Jésum.
1978 – Bahia 2 x 1 Leônico
Bahia: Luis Antônio, Toninho, Zé Augusto, Sapatão e Batista; Baiaco, Fito(Valdo) e Douglas(Merica); Washigton, Beijoca e Jésum. Gols: Baiaco e Merica.
1979 – Bahia 1 x 0 Vitória
Bahia: Luis Antônio, Toninho, Zé Augusto, Sapatão e Romero(Edmilson); Baiaco, Perez e Douglas; Botelho, Gilson (Fito) e Caio. Gol: Fito.”
Assessoria de Comunicaçao do Bahia (Adaptado)
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.