O atacante Willian José encerrou sua primeira temporada no Bahia com marcas expressivas em sua carreira. O jogador se tornou um dos destaques do time tricolor no returno da Série A e alcançou quatro recordes individuais que mostram a sua produtividade em campo.
O centroavante foi importante para o Esquadrão especialmente na metade do returno em diante, chegando a marcar sete gols em oito jogos (entre as rodadas 27 a 34), se tornando o “homem-gol” da equipe que terminou o Brasileirão em 7º lugar.
Willian José assumiu condição de destaque no ataque tricolor a partir do último trimestre do ano, quando virou a referência do ataque com a saída de Lucho Rodríguez, com quem revezava posição.
Leia mais: Bahia anuncia data de reapresentação do elenco para a temporada 2026
Willian José tem 4 recordes individuais em primeiro ano no Bahia
O atacante registrou a melhor temporada de sua carreira em termos de regularidade e participação ofensiva. Confira os recordes individuais alcançados por Willian José no Bahia em 2025:
Maior número de jogos: 61
Willian José fechou a temporada com um total de 61 jogos com a camisa do Esquadrão de Aço.
Antes, sua maior marca de jogos em uma mesma temporada havia sido de 44 partidas – em 2012, pelo São Paulo; e em 2021/22, pelo Real Bétis.
Vale destacar que ele já vinha em um começo de temporada pelo Spartak Moscou, onde fez 13 jogos antes de chegar ao Bahia, até dezembro. No mês de janeiro, ele estava em Alagoas, sua terra natal, aproveitando recesso do futebol russo devido ao inverno no país.
Maior número de gols: 20
Foram 20 gols marcados por Willian José em sua primeira temporada pelo Esquadrão de Aço.
Os números poderiam ser melhores caso o atacante não tivesse passado por oscilações no primeiro semestre, quando vivia fase de readaptação após 12 anos na Europa.
Sua maior marca de gols anterior também era de 20 gols, em 2017/18, pela Real Sociedad. Contudo, naquele ano ele teve uma média superior, já que fez 40 jogos.
Maior número de assistências: 7
Além de ter sido o artilheiro da equipe, o camisa 12 se destacou com um alto número de passes decisivos para gols dos seus companheiros. Foram 7 assistências no total.
A maior marca era de 6 assistências, pelo Bétis, em 2023/24.
Maior número de participações em gols: 27
Somando gols e assistências, Willian José registrou 27 participações diretas para gols do Bahia.
A maior marca do atacante era de 24 participações diretas, que ocorreu também em 2017/18.
O Bahia e o elenco para a Pré-Libertadores de 2026
A performance de Willian José no fim da temporada é um ponto positivo para o planejamento do Bahia para 2026, visto que o clube tem um calendário inicial mais apertado devido à Pré-Libertadores e precisa de um elenco forte para a disputa da competição em meio ao Brasileirão.
O técnico Rogério Ceni já destacou a necessidade de reforços para o próximo ano, afirmando que o time precisa de um planejamento imediato para se tornar mais competitivo em relação ao ano de 2025, especialmente fora de casa.








comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.