é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Libertadores: além do O’Higgins, saiba o caminho do Bahia até a fase de grupos

Notícia
Copa Libertadores
Publicada em 18 de dezembro de 2025 às 15:00 por Victor de Freitas
Bahia pode enfrentar novamente um time boliviano caso avance à terceira fase; equipe venezuelana e time colombiano também disputam
o'higgins, adversário do bahia na pré-libertadores
Foto: Divulgação / CONMEBOL





O sorteio realizado nesta quinta-feira pela Conmebol definiu o caminho do Bahia na busca pela fase de grupos da Libertadores. O Esquadrão enfrentará o O’Higgins, do Chile, na segunda fase preliminar da competição de 2026. Contudo, o caminho para a fase de grupos não é apenas o duelo contra os chilenos.

Caso supere o primeiro obstáculo, o time comandado por Rogério Ceni precisará enfrentar mais uma etapa eliminatória, a terceira fase da Pré-Libertadores, contra o vencedor de outro confronto. Somente após ultrapassar esses quatro jogos (ida e volta em duas fases) é que o Tricolor garantirá seu lugar entre as 32 equipes que estarão no sorteio da fase de grupos.

Leia mais: Sorteio define adversário do Bahia e caminho na Pré-Libertadores nesta quinta

O possível adversário na Fase 3 e o chaveamento para a fase de grupos

O sorteio também desenhou os cruzamentos que o Bahia pode encontrar caso avance. Equipes de Colômbia, Venezuela e Bolívia estão nesse lado da chave.

Se passar pelo O’Higgins, o Tricolor enfrentará o time que sairá do duelo entre Tolima-COL x E1 (vencedor da 1ª fase).

Quais times da Fase 1 podem enfrentar o Tolima, e, possivelmente, o Bahia?

O adversário do Tolima será o vencedor do confronto entre o Deportivo Táchira-VEZ contra um representante boliviano, que está entre The Strongest e Santo Antonio Bulo Bulo.

Dessa forma, neste momento são quatro times que ainda brigarão pela vaga na terceira fase e que entrarão na chave do Bahia.

Ordem de mando de campo da 3ª fase

Diferente da segunda fase, na Fase 3 a ordem dos mandos de campo é definida pelo ranking da Conmebol entre os dois classificados.

Neste caso, o Bahia decidirá fora de casa apenas no caso de o Tolima se tornar o adversário tricolor na terceira etapa, já que a equipe colombiana está algumas posições acima do Esquadrão no ranking da Conmebol.

Isso porque, o Bahia, por ter começado na segunda fase, já está acima dos três possíveis times que sairão da primeira fase.

Calendário apertado entre Série A e Libertadores

A maratona para chegar aos grupos da Copa Libertadores exigirá gestão de elenco. Com o início do Brasileirão 2026 já no fim de janeiro, o Bahia terá pouco tempo entre as rodadas da Série A e os compromissos da Pré-Libertadores.

Para isso, a diretoria trabalha para que reforços como Cristian Olivera e Fabiano Souza já estejam no clube desde o início de janeiro e adaptados para oferecer a intensidade necessária nas fases eliminatórias.

As datas previstas pela Conmebol indicam que os jogos contra o O’Higgins ocorrerão nas semanas de 18 e 25 de fevereiro. Caso avance, a Fase 3 será disputada nas duas primeiras semanas de março.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Você aprova as prováveis contratações de Cristian Olivera e Román Gómez?
todas as enquetes