é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Libertadores: além do O’Higgins, saiba o caminho do Bahia até a fase de grupos

Notícia
Copa Libertadores
Publicada em 18 de dezembro de 2025 às 15:00 por Victor de Freitas
Bahia pode enfrentar novamente um time boliviano caso avance à terceira fase; equipe venezuelana e time colombiano também disputam
o'higgins, adversário do bahia na pré-libertadores
Foto: Divulgação / CONMEBOL





O sorteio realizado nesta quinta-feira pela Conmebol definiu o caminho do Bahia na busca pela fase de grupos da Libertadores. O Esquadrão enfrentará o O’Higgins, do Chile, na segunda fase preliminar da competição de 2026. Contudo, o caminho para a fase de grupos não é apenas o duelo contra os chilenos.

Caso supere o primeiro obstáculo, o time comandado por Rogério Ceni precisará enfrentar mais uma etapa eliminatória, a terceira fase da Pré-Libertadores, contra o vencedor de outro confronto. Somente após ultrapassar esses quatro jogos (ida e volta em duas fases) é que o Tricolor garantirá seu lugar entre as 32 equipes que estarão no sorteio da fase de grupos.

Leia mais: Sorteio define adversário do Bahia e caminho na Pré-Libertadores nesta quinta

O possível adversário na Fase 3 e o chaveamento para a fase de grupos

O sorteio também desenhou os cruzamentos que o Bahia pode encontrar caso avance. Equipes de Colômbia, Venezuela e Bolívia estão nesse lado da chave.

Se passar pelo O’Higgins, o Tricolor enfrentará o time que sairá do duelo entre Tolima-COL x E1 (vencedor da 1ª fase).

Quais times da Fase 1 podem enfrentar o Tolima, e, possivelmente, o Bahia?

O adversário do Tolima será o vencedor do confronto entre o Deportivo Táchira-VEZ contra um representante boliviano, que está entre The Strongest e Santo Antonio Bulo Bulo.

Dessa forma, neste momento são quatro times que ainda brigarão pela vaga na terceira fase e que entrarão na chave do Bahia.

Ordem de mando de campo da 3ª fase

Diferente da segunda fase, na Fase 3 a ordem dos mandos de campo é definida pelo ranking da Conmebol entre os dois classificados.

Neste caso, o Bahia decidirá fora de casa apenas no caso de o Tolima se tornar o adversário tricolor na terceira etapa, já que a equipe colombiana está algumas posições acima do Esquadrão no ranking da Conmebol.

Isso porque, o Bahia, por ter começado na segunda fase, já está acima dos três possíveis times que sairão da primeira fase.

Calendário apertado entre Série A e Libertadores

A maratona para chegar aos grupos da Copa Libertadores exigirá gestão de elenco. Com o início do Brasileirão 2026 já no fim de janeiro, o Bahia terá pouco tempo entre as rodadas da Série A e os compromissos da Pré-Libertadores.

Para isso, a diretoria trabalha para que reforços como Cristian Olivera e Fabiano Souza já estejam no clube desde o início de janeiro e adaptados para oferecer a intensidade necessária nas fases eliminatórias.

As datas previstas pela Conmebol indicam que os jogos contra o O’Higgins ocorrerão nas semanas de 18 e 25 de fevereiro. Caso avance, a Fase 3 será disputada nas duas primeiras semanas de março.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Quem foi o melhor jogador do Bahia na temporada 2025?
todas as enquetes