é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Everton Ribeiro desfalca o Bahia em estreia na Libertadores; relembre o motivo

Notícia
Copa Libertadores
Publicada em 17 de fevereiro de 2026 às 09:30 por Victor de Freitas
Camisa 10 cumprirá segundo jogo de punição por expulsão na Sul-americana 2025
everton ribeiro em bahia x américa de cali
Jogo em que Everton Ribeiro foi expulso (Foto: Letícia Martins / EC Bahia)





A delegação do Bahia já está no Chile para o primeiro grande desafio internacional da temporada. No entanto, o técnico Rogério Ceni terá que lidar com uma ausência fundamental no setor de criação: o meia Everton Ribeiro sequer viajou com o grupo e é desfalque confirmado para o jogo de ida da fase preliminar.

O camisa 10 tricolor se junta a outros quatro jogadores que também não puderam viajar, esses por questões físicas. O caso de Everton Ribeiro, entretanto, é de questão disciplinar referente à uma expulsão em torneio da Conmebol em 2025.

Leia mais: Ceni apostará em reforços estrangeiros para estreia na Libertadores

O motivo da ausência do capitão do Bahia na estreia da Libertadores

A ausência de Everton Ribeiro se deve a uma punição da temporada anterior. O camisa 10 cumpre suspensão automática devido a uma expulsão sofrida contra o América de Cali, ainda pelo Playoff da Sul-Americana de 2025.

Na ocasião, o meia foi punido com dois jogos de gancho pela Conmebol, mas só conseguiu cumprir um antes da eliminação tricolor na Colômbia.

Dessa maneira, o capitão do Esquadrão precisa obrigatoriamente cumprir o outro jogo de punição em competições da Conmebol, mesmo que se trate de um torneio diferente.

Sem o seu principal líder técnico, Ceni estuda alternativas para manter o volume de jogo em Rancagua.

As opções mais prováveis para herdar a vaga no meio-campo são Erick ou Rodrigo Nestor. A definição sairá no último treinamento em território chileno, onde a comissão técnica fará os ajustes finais para enfrentar o time chileno.

everton ribeiro e superman
Foto: Letícia Martins / EC Bahia

Departamento médico com quatro desfalques

Além da suspensão do capitão, o Bahia sofre com uma lista de baixas por motivos físicos. O sistema defensivo segue como a maior preocupação, já que os zagueiros David Duarte e Kanu permanecem vetados pelo departamento médico. Com isso, a tendência é que Gabriel Xavier receba uma nova oportunidade ao lado de Ramos Mingo, repetindo a formação que atuou em parte do duelo contra o Vasco no Brasileirão.

O meia Michel Araújo também ficou em Salvador para tratar uma lesão muscular. Já a situação mais delicada é a da joia Ruan Pablo, que passou por cirurgia após uma lesão ligamentar e só retorna no segundo semestre.

O Bahia fará sua estreia na Libertadores 2026 contra o O’Higgins, nesta quarta-feira (18), às 19h, no Estádio El Teniente.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Você aprova a forma como Cauly foi negociado?
todas as enquetes