As atenções do torcedor tricolor nesta quinta-feira (18) se voltam para a sede da Conmebol, no Paraguai, onde acontece o sorteio das fases preliminares da Libertadores 2026. O Bahia conhecerá seu primeiro adversário oficial no torneio continental, às 12h, definindo o planejamento logístico e técnico para o grande objetivo do primeiro semestre.
Esquadrão garantiu a vaga direta na segunda fase preliminar da competição após fechar a Série A no G-7 em 2025 e, principalmente, por ter perdido a chance de ir direto à fase de grupos através do G-5.
Por estar no Pote 1 do sorteio, devido à sua posição no ranking da Conmebol, o Tricolor de Aço tem a vantagem de decidir o confronto de volta em casa, na Arena Fonte Nova.
O sorteio definirá não apenas o oponente da estreia (ou possível adversário, caso seja um time da 1ª fase), mas todo o chaveamento que o clube precisará superar para alcançar a fase de grupos da maior competição das Américas.
Vale relembrar que o Bahia precisa passar das fases 2 e 3 para chegar nos grupos da Copa Libertadores da América. Caso seja eliminado na 2ª fase, não tem direito sequer à vaga na Sul-americana. Na fase 3, o vencedor avança para os grupos da Libertadores e o perdedor fica com a vaga de consolação nos grupos da Sul-americana.
Leia mais: Bahia fica perto de fechar contratação de atacante uruguaio do Grêmio
Os potes e os possíveis rivais no caminho do Bahia
O sorteio separa os 16 clubes da segunda fase em dois potes.
O Bahia compartilha o Pote 1 com equipes que frequentaram a Libertadores na maioria dos últimos anos, como Botafogo, Argentinos Juniors e Independiente Medellín além do Sporting Cristal, o que evita um confronto direto contra esses times logo de cara.
O adversário sairá obrigatoriamente do Pote 2, que contém clubes tradicionais e três vagas destinadas aos sobreviventes da primeira fase preliminar.
Entre os rivais confirmados no Pote 2 estão o Liverpool-URU, Carabobo-VEN, O’Higgins-CHI, bem como representantes da Bolívia e do Equador e equipes provenientes da primeira fase.

Caso o sorteio coloque um vencedor da primeira fase no caminho tricolor, o Esquadrão poderá enfrentar times como o Alianza Lima ou o Deportivo Táchira, bem como a altitude de Quito contra o Universidad Católica-EQU.
Outros possíveis adversários que podem chegar através da primeira fase são os pouco conhecidos 2 de Mayo-PAR e Juventud-URU.

Planejamento do Bahia para 2025 passa pela Pré-Libertadores
A definição do adversário na Libertadores acelera as movimentações do departamento de futebol no CT Evaristo de Macedo. Com o início do Baianão e da Série A já em janeiro, a comissão técnica trabalha para ter o elenco completo e fisicamente preparado para a estreia continental, prevista para a segunda quinzena de fevereiro.
A chegada de reforços, entre eles Cristian Olivera, provável contratação, visa dar a profundidade necessária ao elenco para suportar a pressão dos jogos eliminatórios em meio à maratona do Brasileirão que neste ano começa mais cedo.
O sucesso na Pré-Libertadores é tratado como prioridade máxima para a consolidação internacional do projeto.
O Tricolor de Aço busca uma campanha sólida no cenário sul-americano em 2026. Para isso, avançar à fase de grupos representaria não apenas um ganho técnico, mas um passo adiante importante na evolução do projeto do Bahia SAF.








comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.