é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Campanha do Bahia contra ‘cultura do estupro’ gera repercussão nacional

Notícia
Marketing
Publicada em 24 de março de 2024 às 19:31 por Victor de Freitas

campanhabahia2
Fonte: Divulgação

O Bahia voltou a ganhar destaque nacional ao lançar mais uma campanha que convida o mundo do futebol a ingressar no debate de um tema de interesse público.

Nessa semana, o clube iniciou uma campanha contra a “cultura do estupro”, justamente em meio a casos de ex-atletas condenados fora do país.

No vídeo lançado pelo clube, uma mulher aparece saindo de uma banheira, desorientada, enquanto um narrador reproduz falas machistas, dentre elas:

“‘Deixe de besteira que um psiuzinho na rua não mata ninguém’. ‘Se não for para lavar, passar e cozinhar, para mim não serve’”, “‘Rapaz, a novinha, poder ter a idade que for, dando mole para mim…’, ‘Mulher minha não se arruma para sair sozinha. Será mesmo que ela não quis?”.

A peça publicitária é finalizada com a seguinte mensagem:

Se você pensa e tem atitudes machistas, você alimenta uma cultura: a cultura do estupro. (…) A culpa é sua, o corpo não”. Assista ao vídeo completo aqui.

Repercussão nacional

Ao longo dos dias, a campanha feita pelo clube foi compartilhada e enaltecida por diversos veículos de mídia, jornalistas e personalidades a nível nacional.

O site Dibradoras, formada exclusivamente por mulheres jornalistas, publicou:

“Não é de hoje que o @ecbahia encabeça campanhas relevantes, trazendo luz à temas importantes. Dessa vez não foi diferente ao se posicionar contra a cultura do estupro. A conscientização de uma sociedade ajuda a construir um mundo melhor para todos nós”.

“Nosso muito obrigado, @ecbahia. Extremamente necessário”, escreveu, por sua vez, a página @apaixonadasfut.

O perfil @DoentesPFutebol também destacou: “Vídeo de coragem, impactante e necessário. Golaço do @ecbahia”.

“Posicionamento! É isso que se espera sobre temas tão urgentes. O Bahia lança campanha contra a cultura do estupro. Parabéns a quem comanda o @ecbahia por levantar essa voz”, escreveu André Gallindo, repórter do Grupo Globo.

Além do futebol, o perfil @NacaoMultivrsal, que fala sobre filmes e séries, também deixou seu destaque ao vídeo publicado pelo clube.

“Forte e necessário. O Esporte Clube Bahia divulga vídeo contra a cultura do estupro. A cada 8 minutos uma mulher é estuprada no Brasil. Muitas são silenciadas, outras ceifadas, raras são as ouvidas”.

No campo político, também houve destaque feito por Paulo Pimenta, Ministro-Chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República do governo.

“O Esporte Clube Bahia levanta sua voz contra a cultura do estupro e convida o mundo do futebol a ingressar nesse debate. A culpa é sua, o corpo não”.

“Campanha do Bahia contra a cultura do estupro. Diante de tanto silêncio no mundo do futebol frente às condenações de Daniel Alves e Robinho, a manifestação do clube é fundamental para levar essa discussão ao esporte”, disse também a deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS).

Jornais como Correio da Bahia; O Povo, do Ceará; Correio Braziliense, do Distrito Federal; O Tempo, de Minas Gerais; e O Globo, do Rio de Janeiro, também destacaram a campanha tricolor em suas manchetes.

Assim como também deram destaque sites como NE45, BeSoccer,Trivela, Metrópoles e Poder360.

Quer receber notícias do Bahia no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo exclusivo para notícias do Esquadrão!

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

O que você achou dos novos planos de sócios do Bahia?
todas as enquetes
casas de apostas brasileiras