é goleada tricolor na internet

veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Notícia | Marketing

Publicada em 11 de julho de 2021 às 09h23

Conheça os principais jogadores de futebol que trocaram de esporte

Conheça os principais jogadores de futebol que trocaram de esporte

Da Redação

 

 

Muitas vezes a carreira de um jogador de futebol começa e termina no campo, mas em alguns casos raros ela pode tomar direções imprevisíveis. Conheça abaixo os principais atletas que trocaram de esporte.

Diversos profissionais foram do futebol tradicional para o futebol americano

Conhecido por ser um dos melhores atletas da equipe alemã Borussia Dortmund, Manfred Burgsmuller passou sete temporadas no clube antes de finalmente conquistar o título da Bundesliga com o Sportverein Werder Bremen.

Após a aposentadoria dos campos da bola redonda, Burgsmuller passou a se dedicar a bola oval e conseguiu uma posição de titular no Rhein Fire, uma das principais equipes da liga europeia de futebol americano.

O jogador atuou por anos como kicker, responsável por realizar chutes de longa distância, sendo parte importante da conquista do Rhein de dois World Bowls, equivalentes europeus do famoso Super Bowl norte-americano.

Burgsmuller não foi o único atleta que passou para o futebol americano e o atacante Toni Fritsch, que atuava pela equipe austríaca Sportklub Rapid Wien, é outro exemplo de sucesso na troca de modalidade.

Apesar de nunca ter atuado na posição principal, Fritsch foi um dos jogadores substitutos durante a conquista do Super Bowl da equipe Dallas Cowboys em 1972.

Outro nome importante que vale mencionar é o de Aldo Donelli. O craque norte-americano jogou em diversos clubes de futebol e chegou até mesmo a ser convocado para atuar na seleção do país, mas foi como treinador que teve as maiores conquistas tendo gerenciado times de renome como o Pittsburgh Steelers.

Muitos jogadores mudaram para esportes totalmente diferentes

A transição para o futebol americano pode ser mais simples para os jogadores de futebol quando eles atuam como kickers, mas existem profissionais que trocaram a modalidade para esportes completamente diferentes.

Um dos principais é Bixente Lizarazu. Ex-zagueiro do Bayern de Munique e da seleção Francesa, ele venceu cinco títulos da Bundesliga, a Liga dos Campeões e a Copa do Mundo, tendo conquistado seu lugar como um dos maiores craques da história do esporte.

Não satisfeito com a carreira expressiva nos gramados e com o triunfo de todos esses títulos, após a aposentadoria Lizarazu se dedicou com afinco ao jiu-jitsu e conseguiu a façanha de se tornar campeão europeu da modalidade sênior em 2009.

Outro jogador que também foi muito bem-sucedido na mudança de esportes é Ramón Colillas. Sua trajetória de alto nível competitivo começou com uma faculdade em Ciência dos Esportes em conjunto de atuações em equipes de futebol, mas atualmente ele é um dos maiores competidores de poker de todos os tempos.

A mudança de direção no mundo esportivo deu início enquanto ele se recuperava de uma lesão no joelho e decidiu voltar suas energias para o poker online, uma modalidade que, assim como o aplicativo oficial do Bahia, está disponível através de computadores e smartphones.

Após alguns meses de treino e de disputar torneios satélite de baixo buy-in, Colillas conseguiu um dos cobiçados Platinum Pass que permitiam participar da edição 2018 do tradicional PSPC nas Bahamas – conhecido por ser um dos maiores campeonatos do mundo.

Depois de longos dias de disputas acirradas ele foi capaz de cravar o primeiro lugar, embolsando mais de 5 milhões de dólares. Desde então Colillas segue com a carreira de competidor de poker e alcançando boas posições nos torneios.

Além de Lizarazu e Colillas, outro futebolista que realizou uma transição bem-sucedida foi o craque norueguês Simen Agdestein.

Atacante da seleção de seu país, desde cedo ele conciliou o futebol com o xadrez. Entretanto, uma lesão no joelho na década de 90 o fez se dedicar apenas ao esporte da mente. De lá para cá ele ganhou impressionantes sete campeonatos nacionais.

Vale mencionar que além de enxadrista, Agdestein também é técnico da modalidade e foi um dos primeiros treinadores do lendário campeão mundial Magnus Carlsen, tendo inclusive escrito uma biografia completa sobre a história do profissional.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros. O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.