é goleada tricolor na internet

veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Notícia | Mercado

Publicada em 14 de abril de 2022 às 08h56

Bahia ainda pode contratar novos jogadores fora da janela

Confira as exceções que permitem clubes contratarem jogadores após o fim da primeira janela de transferências de 2022

Victor de Freitas

diretoria19
Fonte: Divulgação / EC Bahia

A janela para transferências de jogadores entre clubes já fechou oficialmente, mas não quer dizer que as equipes não podem mais inscrever atletas no BID. Existem algumas exceções que permitem novas contratações mesmo fora do período.

A primeira janela de transferências do Brasil começou no dia 19 de janeiro e fechou no dia 12 de abril. Foram quase três meses para que os clubes pudessem se movimentar no mercado e contratar jogadores que estão vinculados em agremiações nacionais ou internacionais.

A segunda janela de transferências vai acontecer entre 18 de julho a 15 de agosto.

Fora do período, existem três exceções admitidas pela CBF:

  • Atletas sem contrato:

Qualquer clube pode contratar jogadores que já estavam desvinculados de outras equipes antes do fechamento da janela. Ou seja, é necessário que tenha havido rescisão ou fim de contrato até 12 de abril.

Sendo assim, o Bahia ainda pode contratar atletas que já estavam livres no mercado nesses últimos dias.

  • Rescisão na Justiça

A CBF também aceita solicitações de transferência de atletas que tiverem rescisão de contrato fora da janela, desde que seja com base no Artigo 31 da lei n° 9.615/98 (Lei Pelé).

O artigo trata de rescisões feitas através da Justiça, devido a atraso de pagamentos. Caso a Justiça defira o pedido de rescisão feito por um atleta, ele poderá assinar e jogar imediatamente por um novo clube, sem esperar a próxima janela abrir.

  • Exceções determinadas pela FIFA

A CBF acata qualquer determinação de exceções feitas pela FIFA. Por exemplo, atualmente existe uma exceção em vigor dos jogadores que atuam por clubes da Ucrânia e que podem se transferir para outros clubes mesmo fora das janelas dos países.

Situação de Lucas Falcão, volante do Avaí

Já o meio-campista Falcão não atende a nenhum desses requisitos, mas ainda assim poderá ser inscrito normalmente no BID como atleta tricolor para atuar antes da próxima janela.

Isso porque, as informações que vêm de Santa Catarina é de que a solicitação da transferência por empréstimo foi realizada na terça-feira, dia 12, antes do fim da janela.

Consta no BID a rescisão do contrato do jogador com o Ypiranga, onde ele estava emprestado, e seu retorno ao Avaí com contrato definitivo. Assim, ele pode ser repassado normalmente ao Bahia.

Destacando que o fim da janela de transferências não impacta no Boletim Informativo Diário, que segue funcionando normalmente. A regra da janela diz respeito apenas às solicitações de transferências emitidas para a CBF, que pode inscrever atletas em outro momento.

leia também
comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros. O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.