A CBF definiu como funcionará a janela de transferências da temporada de 2024.
Seguindo o modelo já adotado desde 2021, serão dois períodos específicos ao longo do ano dentro dos quais as equipes poderão inscrever seus reforços contratados de clubes nacionais ou internacionais.
A novidade para o próximo ano é que as datas seguirão o modelo europeu, em especial a segunda janela do ano que permanecerá aberta exatamente quando o período de contratações na Europa estará mais aquecido.
Para isso, a CBF diminuiu em um mês a janela de contratações do primeiro semestre (que em 2021 e em 2022 foi fechada no início de abril) e aumentou em um mês a segunda janela do ano (que fechava no início de agosto).
Vale mencionar que a FIFA limita em 16 semanas o período de transferências para uma temporada. Ou seja, a partir do próximo ano cada janela terá oito semanas.
As janelas de contratações em 2024 ficaram dessa forma:
- 1º período – 11 de janeiro de 2024 a 7 de março de 2024
- 2º período – 10 de julho de 2024 a 2 de setembro de 2024
A equiparação ao calendário europeu de transferências era um pedido dos clubes, já que a segunda janela da temporada estava sendo fechada antes do calendário europeu, o que deixava as equipes brasileiras correndo risco de perder jogadores sem ter como repor.
Além disso, os clubes entendem que terão mais chances de tirar jogadores da Europa, já que as equipes europeias ainda estarão em pré-temporada ou no início dos seus campeonatos (que começam em agosto), com a janela aberta.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.