é goleada tricolor na internet

veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Notícia | Mercado

Publicada em 08 de dezembro de 2022 às 09h52

Conheça o estilo tático de Renato Paiva, novo técnico do Bahia

Confira um vídeo detalhado sobre o estilo do novo treinador tricolor

Victor de Freitas

globalpaiva
Fonte: Global Imagens

Renato Paiva já está em Salvador para iniciar seus trabalhos como o novo técnico do Bahia para as temporadas de 2023 e 2024.

Nome em ascensão no futebol, como técnico de times profissionais desde 2021, Paiva chega ao Esquadrão para assumir a terceira equipe principal da sua carreira – após passagens por Independiente del Valle e Club León. No Benfica, foram 16 anos trabalhando na base.

Apesar de português, o profissional de 52 anos busca desassociar sua imagem de um trabalho de longo prazo nas divisões de base do Benfica. Para isso, já trabalhou em clubes do Equador e do México. Agora, terá uma jornada no Brasil.

Seu principal trabalho no futebol profissional aconteceu no Equador, quando levou o Independiente del Valle a um título nacional.

Na equipe equatoriana, seu estilo de jogo adotado mais vezes foi com três zagueiros, revezando entre 3-4-2-1 e 3-5-2, com variações tanto na fase defensiva, quanto na ofensiva.

Antes, no Benfica B, ficou conhecido por um modelo de jogo com linha de quatro na defesa, em 4-2-3-1 ou 4-3-3.

Já em seu trabalho mais recente, e mais curto, ainda buscava encontrar o melhor padrão tático. Adotou também uma linha de quatro homens na defesa, com esquemas de 4-4-2 e 4-3-3, mas que, com a bola nos pés, se assemelhavam ao estilo proposto no Independiente.

O canal Footure fez um vídeo detalhado sobre o estilo tático do novo mister tricolor e o que a torcida do Bahia pode esperar em 2023. Assista:

leia também
comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros. O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.