é goleada tricolor na internet

veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Notícia | Mercado

Publicada em 02 de abril de 2024 às 15h13

‘Janela de transferências’ é aberta; saiba a regra para contratar até 19/04

Equipes podem se reforçar ou emprestar jogadores visando o Brasileirão

Victor de Freitas

sedecbf22
Fonte: Getty Images

Atendendo a uma exigência da Fifa, a CBF criou duas janelas de transferências no calendário do futebol brasileiro em 2022 e, desde então, vem realizando ajustes.

Em 2024, por exemplo, a primeira janela ficou aberta entre janeiro e março. Já a segunda janela oficial do ano permanecerá aberta entre 10 de julho até 2 de setembro.

No entanto, há uma nova exceção criada pela Confederação Brasileira de Futebol que abriu a janela na última segunda-feira, 1º de abril e permite inscrições de novos jogadores até 19 de abril.

Dentro desse período, os clubes brasileiros poderão realizar contratações de atletas que já estão inscritos por outras equipes nacionais, desde que atenda o critério do Art. 33 do Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas de Futebol (RNRTAF):

Só é admitida a solicitação de transferência em exceção ao disposto no caput caso seja comprovada(o):

A rescisão por mútuo acordo ou o encerramento do contrato especial de trabalho desportivo (inclusive de empréstimo) com o clube anterior, ou a cessão temporária, ocorrida(o) entre os dias 01/04 a 19/04/2024, sendo que, nesses casos, a solicitação de transferência deve ser concluída no SNR até o dia 19/04/2024. O atleta em questão necessariamente deve ter participado do Campeonato Estadual de 2024”.

Portanto, é permitido contratar jogadores que disputaram um Campeonato Estadual em 2024 nessa “mini-janela”.

Além disso, atletas que já estavam sem contrato antes do fim da janela de março também podem assinar normalmente por novos clubes.

O objetivo da regra é permitir que jogadores que se destacaram por times menores possam se transferir para equipes das Séries A e B sem prejudicar suas atuais equipes nas competições estaduais.

Como exemplo, os atletas do Nova Iguaçu, que atualmente disputam a final do Cariocão contra o Flamengo, e poderão se transferir das duas primeiras divisões.

Aproveitando a “mini-janela” aberta, o atacante Carlinhos, inclusive, já foi comprado pelo próprio Flamengo.

Assim como pode aproveitar o mercado, o Bahia também pode liberar por empréstimo jogadores que tenham disputado o Baianão desta temporada.

Já o mercado para times das Séries C e D permanece aberto até setembro.

Quer receber notícias do Bahia no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo exclusivo para notícias do Esquadrão!

leia também
comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros. O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.



casas de apostas brasileiras