O Bahia tem três jogadores em seu elenco com contrato até dezembro e que, por lei, já podem assinar pré-contrato com qualquer outro clube a partir deste 1º de julho.
Everton Ribeiro, Santiago Arias e Danilo Fernandes são os únicos atletas do elenco principal vinculados diretamente ao Tricolor com apenas seis meses de contrato restantes.
Mas a situação de cada um deles dentro do Bahia é bem diferente. Explicamos abaixo.
Everton Ribeiro é prioridade para o Bahia de 2026
Contratado em 2024 com um vínculo inicial de duas temporadas, Everton Ribeiro tem a sua permanência desejada pelo Esquadrão para 2026. E da mesma forma, o meia deseja continuar vestindo a camisa tricolor.
Apesar de o contrato ter apenas mais seis meses, a tendência é de uma renovação automática caso atinja metas estipuladas para 2025. Como é titular absoluto e tem presença na maioria dos jogos, o gatilho deve ser acionado antes do fim da temporada.
Vale ressaltar ainda que o Grupo City, no ato da contratação de Everton Ribeiro em 2024, também planejou um pós-carreira para o jogador dentro do Bahia e, consequentemente, no Grupo.
Everton Ribeiro é peça fundamental no meio-campo do Bahia. Em 2024, ele ficou fora de apenas uma partida da Série A. Já em 2025, tem repetido a marca, jogando 11 das 12 rodadas do Esquadrão.
Arias tem situação indefinida enquanto busca a Copa do Mundo

Titular na maior parte do ano em 2024, Arias tem tido menos atuações na atual temporada. São apenas 14 jogos no ano, enquanto o concorrente, Gilberto, já fez 25 partidas nessa temporada.
Aos 33 anos, o lateral-direito colombiano precisa manter regularidade de atuações – e de desempenho –, para ter chance de convocação para a Copa do Mundo de 2026.
Ele vinha sendo convocado frequentemente desde que chegou ao Bahia, mas ficou fora da convocação feita em junho pela Colômbia, o que acende um sinal de alerta para o atleta faltando apenas um ano para a Copa do Mundo.
Danilo Fernandes: aposentadoria à vista?

No fim de 2024, quando atuou na última rodada da Série A, Danilo Fernandes revelou que havia adiado os planos de aposentadoria na temporada passada.
Aos 37 anos e com poucas chances de atuação no restante da temporada, após sete jogos no início do ano, a situação do goleiro também é indefinida quanto à permanência no clube, aposentadoria ou até busca por um novo desafio como atleta.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.