é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Desejo antigo: reforço do Bahia era monitorado pelo Grupo City há longo período

Notícia
Entrevista, Mercado
Publicada em 9 de janeiro de 2026 às 12:00 por Victor de Freitas
Atacante era monitorado pelo Grupo City desde 2020 e Bahia se interessou a partir de 2024
kike olivera apresentado pelo bahia com santoro ao lado
Foto: Letícia Martins / EC Bahia





A contratação do atacante uruguaio Kike Olivera pelo Bahia é uma oportunidade de mercado, após a temporada em baixa do atacante pelo Grêmio, mas o movimento não foi por acaso.

Durante a apresentação oficial do novo reforço para 2026, o diretor de futebol Cadu Santoro revelou que o atleta já estava no radar do departamento de scouting do Grupo City há bastante tempo. O interesse do Esquadrão no jogador de velocidade já existe, inclusive, desde a temporada de 2024, quando ele ainda atuava e se destacava no futebol dos Estados Unidos.

Leia mais: Com reforços e base, elenco do Bahia começa 2026 com 35 jogadores; veja

Diretor do Bahia garante conhecer Kike há longo período

O histórico de observação sobre Olivera começou muito antes de sua chegada ao futebol brasileiro.

Santoro explicou que a rede global de scout do Grupo acompanhava o atacante desde o início de sua trajetória no Uruguai, defendendo o Rentistas em 2020, e durante sua passagem pela Europa, onde jogou pelo Almería em 2021.

A base de dados sobre o atleta permitiu que o Bahia tivesse segurança para insistir na contratação quando a oportunidade de mercado surgiu novamente nesta janela de transferências.

“A janela recém abre e estamos felizes de anunciar Kike Olivera. É um atleta que conhecemos há muitos anos, que o Grupo conhece há muitos anos, desde a época de Rentistas. Na ida dele ao Almería, a gente já o conhecia. Em 2024, no LA FC, ele já era monitorado e tínhamos muito interesse, mas ele acabou decidindo por outro caminho naquele momento“.

Persistência, conversas e oportunidade de mercado para 2026

Após a tentativa frustrada em 2024, o Bahia manteve o nome do uruguaio no radar de observação para uma eventual contratação no futuro.

Depois de um ano abaixo do que se esperava no Grêmio, Santoro revelou que profissionais do Bahia foram enviados para conversar e entender os motivos que fizeram o jogador cair de produção em relação à temporada de 2024, quando foi destaque jogando na MLS.

Quando surgiu a oportunidade de trazê-lo nessa janela, tivemos muitas conversas, pessoas que viajaram para conversar com Kike e entender o que aconteceu durante a temporada e estamos felizes que o Kike tenha nos escolhido apesar de ofertas do seu país de origem”.

Com o desfecho positivo, o técnico Rogério Ceni ganha um jogador que o clube acredita ter as características ideais para o sistema de jogo implementado desde o ano passado.

A chegada de Kike Olivera simboliza que o monitoramento constante de atletas pelo Grupo City serve como base para as tomadas de decisão do departamento de futebol tricolor nas janelas de transferências.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Você aprova as prováveis contratações de Cristian Olivera e Román Gómez?
todas as enquetes