O zagueiro argentino Santi Ramos Mingo, peça de destaque na defesa do Bahia, entrou definitivamente no radar do futebol europeu para a temporada 2026, com o Besiktas, da Turquia, sendo o principal interessado no argentino a essa altura.
A informação foi trazida pelo jornal Sport, da Espanha, que aponta o defensor como alvo de quatro clubes europeus exibições consistentes no futebol argentino, em 2024, e principalmente com a camisa do Esquadrão em 2025.
De acordo com o periódico espanhol, o passado de Ramos Mingo no Barcelona B facilita sua aceitação no mercado europeu, onde o jogador já é conhecido pelos scouts. Sua evolução física e tática ao longo dos anos elevou seu patamar de mercado, despertando o interesse de equipes que buscam zagueiros canhotos com boa saída de bola.
Leia mais: Atacante perde espaço no fim de 2025 e pode deixar o Bahia
Os 4 clubes interessados em tirar Ramos Mingos do Bahia
Segundo o jornal Sport, os interessados são:
- Southampton e Lyon sondaram o Bahia na janela do meio de 2025.
- Já no segundo semestre, PSV e Besiktas – segundo o clube turco o mais interessado nesse momento –, procuraram informações sobre o que precisariam pagar em uma eventual negociação.
No entanto, o Esquadrão ainda não recebeu nenhuma oferta oficial pelo argentino.
O histórico de Santi Ramos Mingo na Europa e sua nacionalidade argentina facilitam a obtenção de cidadania e a adaptação imediata, o que, também segundo o jornal, torna o atleta uma “oportunidade de ouro” na próxima janela de transferências.
Por outro lado, o Bahia não vai facilitar uma possível saída, dada a importância do atleta para o planejamento da Copa Libertadores e Série A do próximo ano.
A diretoria tricolor, respaldada pela estrutura financeira do Grupo City, adota uma postura de blindagem sobre seus principais ativos. O zagueiro é visto como peça indispensável para o equilíbrio defensivo em 2026, especialmente pelo entrosamento com os demais companheiros de setor.
Contudo, a valorização do defensor é vista de forma natural pela cúpula do Esquadrão, mas qualquer negociação só deve avançar caso os valores atingirem cifras consideradas irrecusáveis.
O exemplo de proteção aplicado a outros jogadores, como Jean Lucas, serve de parâmetro para as conversas que envolvem o nome do argentino.
Continue lendo: Jean Lucas desperta olhar do mercado e Bahia define preço alto para interessados
Zagueiro é peça fundamental para o Bahia em 2026
Ramos Mingo encerrou 2025 com números que justificam o interesse estrangeiro. O zagueiro figurou entre os líderes do elenco em interceptações e passes, contribuindo para que o Bahia mantivesse uma posse de bola dominante na maioria das partidas e permitindo variações táticas durante a partida, como por exemplo subidas de Luciano Juba pelo centro do campo.
Sua regularidade foi fundamental para o sistema defensivo do Bahia suportar o calendário de 80 jogos, o mais extenso do futebol brasileiro em 2025, sobretudo em meio a inúmeros desfalques na zaga ao longo do ano.
Em seu primeiro ano pelo Esquadrão, o defensor liderou o ranking dos jogadores com mais minutos em campo: 4.952. Ele realizou 57 jogos na temporada, sendo 33 rodadas do Brasileirão e nove partidas da Copa Libertadores da América. Aos 24 anos, o atleta vive um momento de maturidade profissional.
Com expectativa de Mingo como titular, o calendário oficial da Conmebol já confirmou o primeiro desafio internacional do Esquadrão: o duelo contra o O’Higgins, no Chile, está marcado para o dia 18 de fevereiro, às 19h. Antes disso, o time fará sua estreia na Série A 2026, prevista para ocorrer no fim de janeiro, conforme o novo cronograma estabelecido pela CBF.








comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.