é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Sem espaço no Bahia, zagueiro é emprestado a clube de Portugal

Notícia
Mercado
Publicada em 31 de janeiro de 2026 às 17:10 por Victor de Freitas
Defensor não se firma mais uma vez no Bahia e vai jogar em equipe portuguesa
marcos victor em treino do bahia
Foto: Rafael Rodrigues / EC Bahia





O zagueiro Marcos Victor está de saída do Bahia para mais um empréstimo, dessa vez sendo a primeira experiência no futebol estrangeiro.

O defensor de 24 anos foi emprestado ao Santa Clara, de Portugal, em um acordo válido até o encerramento da temporada europeia 2025/26, em junho deste ano. A informação foi divulgada pelo setorista Marinho Junior.

A saída por empréstimo marca mais um capítulo na trajetória do atleta, que desde sua chegada ao Bahia busca maior minutagem após não conseguir se firmar na rotação de Rogério Ceni.

Leia mais: Bahia empresta atacante ao Corinthians até o fim de 2026

Trajetória de altos e baixos no Bahia e novo desafio

Marcos Victor carrega o status simbólico de ter sido o primeiro reforço anunciado pelo Bahia na era Grupo City, ainda em 2023. De lá para cá, o defensor vestiu a camisa tricolor em apenas 23 oportunidades, tendo custado R$ 3,9 milhões.

Embora tenha tido uma sequência positiva sob o comando de Renato Paiva, o zagueiro acabou perdendo espaço devido a lesões e à forte concorrência no setor defensivo, que evoluiu ao longo dos últimos anos.

Na última temporada, o atleta passou por um período de empréstimo ao Ceará, onde conseguiu retomar o ritmo competitivo. Pelo Vozão, Marcos Victor encerrou o ano como titular, somando 17 exibições, um gol e uma assistência. Antes disso, ele havia passado pelo Athletico, sem conseguir se firmar.

Em 2026, ele chegou a atuar em duas partidas pelo estadual, mas a diretoria e o estafe do jogador entenderam que a transferência para a elite de Portugal seria o passo ideal para sua valorização profissional, com chance de se tornar mais uma venda para o clube.

Marcos Victor tem contrato com o Bahia até o fim de 2027.

Planejamento defensivo do Bahia para 2026

Para a atual temporada, o técnico Rogério Ceni mantém David Duarte e Ramos Mingo como titulares do sistema defensivo, enquanto Kanu e Gabriel Xavier, nessa ordem, aparecem como os reservas imediatos.

Quanto aos jovens que pertencem ao clube, Fredi saiu do time sub-20 em 2025 para se firmar no elenco profissional e vem recebendo elogios do treinador, enquanto Luiz Gustavo, comprado junto ao Vasco, fez duas atuações e ainda busca agradar ao técnico e à torcida.

Portanto, o elenco do Bahia conta com seis zagueiros no total para os desafios da temporada de 2026.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Você aprova as prováveis contratações de Cristian Olivera e Román Gómez?
todas as enquetes