O zagueiro argentino Santi Ramos Mingo alcançou um patamar importante desde sua chegada ao futebol brasileiro. Em menos de um ano de Bahia, o defensor já aparece entre os jogadores mais valiosos da sua posição entre aqueles que jogam a Série A.
De acordo com as últimas atualizações de plataformas especializadas em mercado, como o Transfermarkt, o defensor do Bahia agora figura entre os três zagueiros mais valorizados em atividade no futebol brasileiro.
A ascensão do atleta reflete o ano de regularidade técnica e física como titular absoluto da defesa tricolor. Aos 24 anos, Ramos Mingo combina a escola europeia de sua formação (no Barcelona B) com a intensidade exigida pelo calendário nacional, atraindo os olhares de analistas internacionais.
Leia mais: Jornal espanhol cita 4 times europeus interessados em titular do Bahia
A valorização de Ramos Mingo desde a chegada ao Bahia
O salto no valor de mercado de Ramos Mingo se justifica pela sua eficiência com a camisa tricolor. Em 2025, o argentino liderou diversos índices defensivos no elenco, como por exemplo o de jogador com mais passes certos no Brasileirão.
Sua polivalência, saindo do centro da zaga para cobrir a lateral-esquerda durante os ataques de Juba, e o fato de ser um zagueiro com facilidade para construção, sendo canhoto — característica valorizada no mercado global —, o colocam em uma posição importante no mercado.
Ramos Mingo havia fechado o ano de 2024 com valor de mercado estimado em 4 milhões de euros. Isso significa que a avaliação subiu quase três vezes somente em 2025, agora com valor de mercado estimado em 11 milhões de euros.
No Brasil, ele só está atrás de Léo Ortiz e Fabrício Bruno:

O ranking dos defensores de elite da Série A
Ramos Mingo agora divide o topo da lista de valorização com nomes de peso que atuam em equipes do sudeste, que disputaram o título do Brasileirão, e com passagem pela Seleção Brasileira em 2025.
Estar entre os três zagueiros mais valiosos da Série A coloca o defensor do Esquadrão como o ativo mais caro do setor defensivo fora dos clubes do sudeste.








comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.