é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Zagueiro perde espaço no Bahia e deve ser vendido a clube chinês do Grupo City

Notícia
Mercado
Publicada em 8 de junho de 2026 às 09:32 por Victor de Freitas
Bahia encaminha venda de Gabriel Xavier para o Shenzhen Peng City
gol do bahia no ba-vi, zaga gabriel xavier e kanu
Foto: Letícia Martins / EC Bahia





A primeira negociação concreta do Bahia durante a pausa no calendário está prestes a ser confirmada. O zagueiro Gabriel Xavier tem negociação avançada para deixar o clube rumo ao futebol chinês. A informação é do radialista Márcio Martins.

A negociação é feita diretamente com o Shenzhen Peng City, clube que também é comandado pelo Grupo City na China.

Com pouca minutagem desde março e um número menor de jogos em relação aos últimos anos, Gabriel Xavier tem a oportunidade de mudar de clube para um mercado atrativo financeiramente e onde encontrará mais espaço.

Para o Bahia, a negociação é considerada como positiva por fatores financeiros, uma vez que o clube tem apenas 20 jogos para disputar até dezembro e precisa encontrar novas fontes de receitas após perder premiações importantes com as quedas nas copas.

Leia também: Com contrato perto do fim, Gilberto fala em tratar de renovação “no momento adequado”

Zagueiro perdeu espaço no elenco do Bahia nos últimos meses

Gabriel Xavier iniciou o ano de 2026 como a quarta opção entre os zagueiros do elenco do Bahia e chegou a ganhar uma sequência grande de jogos entre fevereiro e março por conta das lesões de Kanu e David Duarte.

Com o retorno do zagueiro titular e, posteriormente, a volta de Kanu, o espaço do defensor voltou a ser reduzido.

Entre abril e maio, Gabriel só jogou uma partida, sendo substituído no intervalo contra o Santos. Ele ficou no banco de reservas em outras 11 ocasiões, mas não foi utilizado por Ceni.

Antes de jogar no dia 25 de abril, diante da equipe santista, o defensor havia sido utilizado pela última vez contra o Remo, na goleada sofrida por 4 a 1, em 22 de março.

Portanto, ele fez apenas duas atuações nos últimos dois meses e meio de futebol no primeiro semestre.

Marcos Victor ganhou a preferência de Ceni no elenco

A situação de Gabriel se tornou ainda pior no elenco quando Ceni preferiu utilizar Marcos Victor como titular no jogo de volta contra o Remo, pela Copa do Brasil.

Contra o Grêmio, quando Ramos Mingo estava suspenso, o técnico tricolor escolheu Kanu para ser titular. No entanto, ele revelou que havia pensado em Marcos Victor para a equipe inicial, sem sequer citar Gabriel Xavier.

Assim, o defensor passou a ser tratado como quinta opção no elenco.

Outro fator importante para a saída de Gabriel Xavier é a necessidade de dar mais espaço a atletas mais jovens no elenco principal, como é o caso de Fredi, que voltou a jogar com o time sub-20 devido ao número elevado de zagueiros no time profissional.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Você é a favor da modernização do escudo do Bahia?
todas as enquetes