Fonte: Felipe Oliveira / EC Bahia
Nesta quinta-feira (30), o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) determinou portões fechados para todos os jogos com recomendação do Ministério Público para que sejam disputados com torcida única.
A decisão feita pelo STJD afeta diretamente o Ba-Vi válido pela terceira rodada da Copa do Nordeste, no dia 8 de fevereiro, que possui recomendação do MP-BA para que seja disputado apenas com torcida tricolor.
O órgão chegou a esta conclusão com base no jogo entre Palmeiras e Flamengo, no segundo turno do Brasileirão de 2019, disputado com torcida única no Allianz Parque por conta de um pedido do Ministério Público de São Paulo.
Na ocasião, o Flamengo se sentiu prejudicado pela recomendação do MP-SP por ter cedido 10% dos ingressos à torcida palmeirense, no jogo do primeiro turno, no Maracanã, e com isso entrou com uma ação junto ao STJD.
No julgamento realizado nesta quinta, o tribunal acatou o pedido flamenguista, por acreditar que o Ministério Público pode tomar decisões com base apenas no time local e, possivelmente, prejudicar times visitantes – como aconteceu no caso do Flamengo.
“Agora, com o Ministério Público sabendo de antemão que a Justiça Desportiva vai determinar portões fechados quando a determinação for de torcida única, pode ser que eles pensem duas vezes antes de agir assim”, comentou Michel Assaf Filho, advogado do Flamengo.
Torcida única em Ba-Vis
A ação de torcida única nos clássicos baianos acontece desde 2017, quando um torcedor foi morto nas proximidades da Arena Fonte Nova.
Um ano depois, o Ba-Vi voltou a ser disputado com torcida das duas equipes, no Barradão. Porém, o MP-BA voltou a recomendar torcida única, assim como em 2019 e 2020.
Ba-Vi com portões fechados?
Com a decisão do STJD, o clássico do dia 8 de fevereiro pode ser disputado com portões fechados caso o MP-BA mantenha a recomendação de torcida única.
Caso contrário, a partida acontecerá com torcedores dos dois clubes, com 10% da carga de ingressos sendo destinada à torcida rubro-negra.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.