é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

CBF divulga regras para sorteio da Copa do Nordeste; entenda como será

Notícia
Nordestão
Publicada em 10 de janeiro de 2025 às 13:45 por Victor de Freitas
Copa do Nordeste não terá mais clássicos estaduais na fase de grupos; entenda
sorteio da copa do nordeste
Foto: Divulgação / CBF

Com todos os 16 clubes da fase de grupos definidos, a CBF divulgou a regras do sorteio da Copa do Nordeste, que ocorrerá na próxima terça-feira (14), no Rio de Janeiro.

Para esta temporada, a CBF realizou mudanças significativas no formato de disputa da fase de grupos do torneio regional.

A primeira mudança foi a redução de um jogo nessa fase, uma vez que os jogos serão entre times do mesmo grupo a partir de agora. Assim sendo, cada equipe jogará sete partidas na fase inicial – e não mais oito.

Outra mudança é o fim dos clássicos na primeira fase.

Não haverá clássicos estaduais na fase de grupos da Copa do Nordeste

No documento da dinâmica do sorteio, a CBF confirma que os clubes com maior ranking do mesmo estado ficarão em grupos diferentes.

Sendo assim, como o Bahia está no pote 1 e será sorteado primeiro, o grupo do Vitória automaticamente será o oposto, para que as equipes não se encontrem nessa fase.

O mesmo ocorrerá com Sport e Náutico, Ceará e Fortaleza, CRB e CSA, Sampaio Corrêa e Moto Club. Esses também ficarão em lados opostos e não vão se enfrentar na fase de grupos.

Todos esses clássicos só poderão ocorrer em eventual encontro nas fases de mata-mata, o que dependerá também do chaveamento e da classificação dos dois rivais.

Portanto, o número de clássicos será reduzido drasticamente a partir de 2025.

A CBF também explica que o terceiro time da federação, no entanto, será sorteado livremente – no caso da Federação Bahiana de Futebol, o terceiro representante é a Juazeirense.

A ordem dos potes do sorteio da Copa do Nordeste

Cada grupo será composto por oito times. Ou seja, a composição será de duas equipes de cada um dos quatro potes.

A ordem dos potes é definida de acordo com o Ranking Nacional de Clubes (RNC), da CBF, divulgado no fim de dezembro:

Pote 1:

  • Fortaleza
  • Bahia
  • Ceará
  • Sport

Pote 2:

  • CRB
  • Vitória
  • CSA
  • Sampaio Corrêa

Pote 3:

  • Náutico
  • Confiança
  • Ferroviário
  • Altos

Pote 4:

  • América-RN
  • Juazeirense
  • Moto Club
  • Sousa

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Você está satisfeito com Ronaldo como goleiro titular?
todas as enquetes