é goleada tricolor na internet

veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Notícia | Brasileiro

Publicada em 27 de março de 2020 às 11h46

Clubes decidem manter formato de pontos corridos do Brasileirão

Mata-mata chegou a ser cogitado, mas vantagens do campeonato em 38 rodadas são maiores para os clubes

Victor de Freitas

2020-02-18-09-00_capabrasileirao
Fonte: Divulgação

As frequentes reuniões da Comissão Nacional de Clubes não tratavam somente de negociações com jogadores, mas também sobre o futebol nacional em geral. O formato de disputa do Campeonato Brasileiro foi um dos temas colocados na “mesa”, nesta última quinta-feira (26).

Em reunião feita por videoconferência, 32 presidentes de clubes das Séries A e B decidiram, por unanimidade, pela continuidade da fórmula de pontos corridos, com turno e returno, no Campeonato Brasileiro.

A possibilidade de mudança no formato do campeonato nacional foi levantada devido à crise causada pelo surto de coronavírus no país, que achata datas e causa a suspensão de competições.

Com isso, passou a ser levantada o possível retorno do formato de um turno com pontos corridos seguido de mata-mata. A chance, no entanto, não existe.

Dirigentes de todos os clubes entendem a vantagens de um campeonato com 38 rodadas, apesar da supremacia de clubes com orçamentos gigantescos, como o Flamengo campeão em 2019 e tido como favorito para 2020.

O número de jogos garantido faz com que contratos de TV aberta, fechada e pay-per-views sejam mantidos com o valor negociado anteriormente.

Apenas times de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais conquistaram o Campeonato Brasileiro com o formato de pontos corridos. Porém, sem longas supremacias. A maior sequência de títulos aconteceu entre 2006 a 2008, com o tricampeonato do São Paulo.

Com Guilherme Bellintani, o Bahia é um dos clubes que encabeçam a Comissão Nacional de Clubes.

leia também
comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros. O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.