é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Clubes ganham mais tempo para pagar dívidas com o Governo Federal

Notícia
Política
Publicada em 17 de maio de 2020 às 10:23 por Victor de Freitas

2020-05-17-10-17_capabola20201
Fonte: Felipe Oliveira / EC Bahia

Em abril, os clubes de futebol se reuniram com autoridades políticas para que fosse concedido um “alívio” quanto a dívidas existente junto à União durante o período de pandemia.

O projeto de lei teve o deputado federal baiano, Arthur Maia (DEM-BA), como autor e pedia o congelamento de parcelas do Profut com o intuito de dar aos clubes um período a mais para o pagamento das dívidas federais.

Nessa semana, uma portaria publicada pelo Ministério da Economia autorizou que os clubes brasileiros ganhassem mais tempo para pagar seus débitos com o Programa de Refinanciamento Fiscal do Futebol Brasileiro (Profut).

O governo prorrogou a data de vencimento das parcelas de maio, junho e julho para o segundo semestre de 2020. Assim, os clubes ganham um respiro quanto a essas dívidas.

“Temos acompanhado de perto as consequências da paralisação das competições pelo país. As receitas de bilheteria zeraram e outras fontes de renda dos clubes, como sócio-torcedor e patrocínios, diminuíram drasticamente. Por isso, foi importante tomarmos medidas para dar um alívio aos clubes”, explicou Onyx Lorenzoni (DEM-RS), Ministro da Cidadania.

O novo vencimento da parcela de maio passou a ser agosto; de junho fica para outubro; enquanto a parcela de julho deve ser paga até o mês de dezembro.

Segundo o Ministério da Cidadania, a decisão teve de ser tomada porque a expectativa seria de 90% de inadimplência durante esse período.

Desde 2015, o Profut conta com acordos com 80 clubes e já recebeu R$ 540 milhões em pagamentos.

Um dos líderes da Comissão Nacional de Clubes, o presidente Guilherme Bellintani assumiu papel de destaque em negociações com o Governo, CBF e o Congresso.

Fenapaf critica adiamento de dívidas dos clubes

Segundo Felipe Leite, presidente da Fenapaf (Federação Nacional dos Atletas Profissionais), o adiamento das parcelas não ajudará clubes, pois não fará com que eles se tornem bons pagadores.

“Ajuda nada. Mau pagador é um doente eterno, nada faz ele se ajustar e ter responsabilidade com a sua obrigação”.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Quem deve ser o titular do ataque do Bahia, ao lado de Thaciano?
todas as enquetes
casas de apostas brasileiras