é goleada tricolor na internet

veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Notícia | Nordestão

Publicada em 23 de novembro de 2019 às 09h27

Copa do Nordeste anuncia mudança no regulamento para 2020

Modificação no regulamento acontece após definição dos grupos e da tabela do torneio

Victor de Freitas

2019-11-07-13-35_capacopadonordeste
Fonte: Divulgação

Na sexta-feira (22), a Copa do Nordeste anunciou uma mudança drástica em seu regulamento já para a edição de 2020.

A modificação no regulamento do Nordestão ocorre na composição do mata-mata. A partir de 2020, a fase de semifinais será disputada entre times de grupos diferentes, com o objetivo de aumentar as chances de clássicos.

“E temos mudança no regulamento da Copa do Nordeste 2020! As semifinais serão entre times de grupos diferentes, ou seja, aumentamos as chances de clássicos nas semis!”, diz nota divulgada pela assessoria de comunicação da competição.

Apesar de apresentada com empolgação pela organização do torneio, a mudança desrespeita a exigência estipulada pelo Estatuto do Torcedor, que afirma que as competições devem ser disputadas com o mesmo regulamento por um mínimo de dois anos.

Além disso, a modificação acontece dois meses após o sorteio dos grupos; depois da divulgação das cotas de participação e premiações; e após a publicação da tabela detalhada.

Ou seja, o regulamento é alterado com o torneio estabelecido e devidamente pronto para ser disputado.

Antes da mudança

Conforme apresentado no dia do sorteio dos grupos, o formato do mata-mata, antes da mudança, seguiria o mesmo modelo de disputa de 2019.

No caso, o mata-mata começaria com a disputa das quartas de finais entre times do mesmo grupo (1º x 4º e 2º x 3º).

Na semifinal, os vencedores dos confrontos entre equipes do mesmo se enfrentariam.

A final, obrigatoriamente, teria um time do grupo A contra uma equipe do grupo B.

Depois da mudança

O mata-mata seguirá sendo disputado em jogo único na fase de quartas de finais e também na semifinal. No entanto, a alteração acontece após as quartas de finais.

Em termos práticos, o vencedor da chave entre o 1º x 4º do grupo A, nas quartas de finais, enfrentará o vencedor do confronto entre o 2º x 3º do grupo B.

O mesmo acontece com a outra chave da semifinal. O vencedor da chave entre 1º x 4º do grupo B enfrentará o vencedor do jogo entre 2º x 3º do grupo A.

A mudança também pode influenciar na final. Diferentemente de 2019, equipes do mesmo grupo poderão se enfrentar na final.

Relembre a composição dos grupos:

Grupo A: Bahia, Sport, CRB, Fortaleza, ABC, Botafogo-PB, River-PI e Frei Paulistano-SE;

Grupo B: Vitória, Ceará, Santa Cruz, Náutico, América-RN, CSA, Confiança-SE e Imperatriz-MA.

leia também
comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros. O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.



casas de apostas brasileiras