é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Heptacampeonato estadual do Bahia completa 41 anos

Notícia
História
Publicada em 28 de setembro de 2020 às 16:24 por Victor de Freitas

2016-09-28-18-46_CapaBahia1979

A maior sequência de títulos do futebol baiano completa mais um aniversário nesta segunda-feira (28). Trata-se do heptacampeonato baiano conquistado pelo Bahia durante a década de 1970.

O sétimo troféu da série de sete títulos seguidos de campeão baiano foi conquistado no dia 28 de setembro de 1979, com uma série de grandes craques que vestiram a camisa tricolor naquela época. A conquista reafirmava a superioridade tricolor no cenário estadual.

O troféu do hepta foi levantado na antiga Fonte Nova, diante de mais de 42 mil torcedores, contra o Vitória. A decisão foi vencida pelo Tricolor de Aço por 1 a 0.

O sétimo título seguido foi conquistado em um lance de sorte e competência do atacante Fito, que acertou um chute de longa distância e contou com uma falha do arqueiro adversário.

Números das conquistas

Entre 1973 a 1979, o Esquadrão manteve uma fama de ser praticamente imbatível. Foram 228 jogos disputados, apenas nos sete estaduais, com 142 triunfos, 75 empates e 11 raras derrotas.

Nas sete edições de Baiano, o Esquadrão marcou incríveis 419 gols e sofreu apenas 102.

Em 1976, o Tricolor, dirigido por Orlando Fantoni, anotou inigualáveis 96 gols em 36 jogos de Campeonato Baiano. Já a maior goleada do hepta foi de 9 a 0, sobre o Leônico.

Números históricos que também merecem serem lembrados são as séries invictas de 1977 e 78, quando ficou até 12 jogos sem levar um gol sequer, e o título invicto conquistado em 1975.

Os ídolos do hepta

Os lendários Baiaco, Sapatão e Fito foram os únicos que participaram de todas as sete conquistas. Além do trio, que marcou época com a camisa do Bahia, a nação tricolor também foi agraciada com outros grandes jogadores.

Além deles, o maestro Douglas, por exemplo, é considerado por muitos como o maior jogador da história do clube.

Outros tantos nomes merecem destaque, como Thyrso “Chiquitinha”, “Uri”-Jésum (o entortador de zagueiros), Washington Luís, Jorge Campos, Piolho, Mikey, Roberto Rebouças, Ronaldo Passos, Gilson Gênio, Zé Augusto…

A FINAL DE 79
BAHIA 1×0 VITÓRIA

28 de setembro de 1979
Local – Fonte Nova
Público – 42.533 pagantes
Arbitragem – Arnaldo Cézar Coelho
Auxiliares – Arivaldo Magalhães e Paulo Celso Bandeira
Gol – Fito Neves, aos 24 do segundo tempo.
BAHIA – Luis Antonio, Toninho, Zé Augusto, Sapatão e Romero (Edmilson); Baiaco, Perez e Douglas; Botelho, Gilson Gênio (Fito) e Caio. Técnico – Zezé Moreira.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Quem deve ser o titular do ataque do Bahia, ao lado de Thaciano?
todas as enquetes
casas de apostas brasileiras